A Prefeitura anunciou que, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, realizará um mutirão de atendimento para o CadÚnico, priorizando visitas domiciliares de 28 de julho até 1º de agosto de 2025. Esta iniciativa alinha-se às diretrizes do Governo Federal, que promove atualizações cadastrais específicas com exigência de visitas domiciliares. Tais visitas são voltadas para perfis obrigatórios que necessitam de atualização presencial.
Entre os grupos de maior prioridade para essas visitas estão as famílias unipessoais, compostas por apenas um membro. Cascavel registra atualmente cerca de 16 mil famílias nestas condições dentro do Cadastro Único. Além disso, as famílias incluídas na Ação de Qualificação Cadastral de 2025, conforme orientação federal, também serão atendidas. Este grupo soma 1.546 famílias que necessitam de tal atualização. Outros casos envolvem famílias que precisam atualizar informações, como a exclusão de um integrante com renda declarada.
Por que optar pelo atendimento domiciliar do CadÚnico?
Frente à significativa demanda registrada, o município decidiu intensificar o atendimento através de visitas domiciliárias. Durante o período de mutirão, os serviços presenciais do Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estarão suspensos. Os profissionais da assistência social estarão dedicados exclusivamente a realizar as visitas previamente agendadas.
A estratégia visa atender mais de 400 famílias ao longo da semana. Com isso, a Secretaria de Assistência Social espera também melhorar a eficiência do processo e alcançar aqueles que enfrentam dificuldades de mobilidade ou outras adversidades que impeçam a visita aos CRAS.

Como será realizado o agendamento das visitas do CadÚnico?
Os agendamentos das visitas domiciliares serão previamente marcados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As famílias que serão visitadas devem colaborar ao receber as equipes nas datas e horários estipulados. Esta articulação é fundamental para o sucesso do mutirão e para assegurar que todos os que precisam possam ser atendidos de forma adequada.
Quando retornam os atendimentos presenciais?
Os atendimentos presenciais do Cadastro Único nos CRAS serão retomados em 4 de agosto de 2025. Entretanto, os demais serviços oferecidos pelos CRAS, à exceção do Cadastro Único, continuam a operar normalmente durante o período de mutirão. Isso garante que outras demandas da população ainda possam ser atendidas sem interrupções.
Com ações como essa, a Prefeitura busca garantir que os serviços sociais alcancem todos que necessitam, reforçando a importância do Cadastro Único na formulação de políticas públicas e no acesso a benefícios sociais. Este esforço reflete não apenas uma atualização de dados, mas uma busca contínua por um atendimento mais humanizado e eficaz.