O Blockchain.RIO 2025, principal evento da América Latina voltado à tecnologia blockchain, Web3 e finanças digitais, entra na reta final de preparação e promete uma edição histórica. Com mais de 20 mil pessoas esperadas e três dias de programação, o evento reunirá líderes globais, autoridades regulatórias e grandes nomes do setor financeiro para debater o presente e o futuro da Web3.
Um dos destaques deste ano é a presença inédita de executivos internacionais, como Mazurka Zeng, COO da exchange Bybit, que possui cerca de 70 milhões de usuários no mundo. Também participam Michael Shalunov, CEO da Fireblocks, Lukas Enzersdorfer-Konrad, CEO da Bitpanda, e Kirill Gertman, CEO da Conduit, reforçando o caráter global da edição de 2025.
Web3 e regulação: América Latina em foco
O evento também contará com representantes de órgãos reguladores de países que lideram a adoção de ativos digitais na América Latina. Estarão presentes Juan Carlos Reyes, presidente da Comissão de Ativos Digitais de El Salvador, e Roberto Silva, presidente da Comisión Nacional de Valores (CNV) da Argentina, oferecendo perspectivas sobre os avanços e desafios regulatórios da região.
Presença massiva do setor financeiro brasileiro
Pela primeira vez, grandes nomes do sistema financeiro tradicional brasileiro estarão reunidos para debater blockchain com líderes do setor Web3. Estão confirmados executivos do Bradesco, Santander, BTG Pactual e Banco Inter, incluindo nomes como André Portilho (BTG), Courtnay Guimarães Jr. (Bradesco) e Felipe Cabral (Santander). A presença de Serguei Nazarov, cofundador da Chainlink, também reforça o peso técnico do evento.
Segundo Francisco Carvalho, CEO e idealizador do Blockchain.RIO, a edição deste ano marca um novo patamar para o setor:
“Ter a presença confirmada desses nomes não é trivial. São executivos, pensadores, autoridades, empresas e projetos que pela primeira vez estarão no Blockchain.RIO, compartilhando suas experiências e perspectivas para um universo cada vez mais rico em possibilidades.”
Programação: networking, debates e experiências
A agenda do evento inclui um dia exclusivo de networking, em 5 de agosto, na Casa Camolese, com acesso restrito a lideranças convidadas. Nos dias 6 e 7, a programação se desloca para o ExpoRio, com painéis, ativações e outras experiências abertas ao público geral.
Outros nomes confirmados incluem:
- Rajeev Bamra, chefe de estratégia da Moody’s Rating
- Italo Bastos Borssatto, conselheiro do Bank for International Settlements
- Alexandre Senra, promotor federal
- Felipe Santana, cofundador do Paradigma Education
- João Gianvecchio, do Banco BV
Brasil como referência em adoção de criptoativos
O Blockchain.RIO acontece em um momento de destaque para o Brasil no cenário global. De acordo com a Chainalysis, o país ocupa a nona posição mundial em usuários de criptoativos e lidera em número de fintechs cripto na América Latina. O país também é reconhecido por ter um dos marcos regulatórios mais avançados do mundo na área.
Criado em 2022, o Blockchain.RIO se consolidou como o principal ponto de encontro da comunidade Web3 no Brasil, promovendo negócios, conexões e desenvolvimento do ecossistema.