BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Fórum de Lisboa: Tarcísio de Freitas alerta para avanço do crime organizado em setores econômicos

Renata Nunes Por Renata Nunes
04/07/2025
Em Análises

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou à falta de articulação entre os entes federativos no combate ao crime organizado, durante sua participação no Fórum Jurídico de Lisboa. Segundo ele, a atuação das organizações criminosas ultrapassa fronteiras e exige uma resposta coordenada e urgente por parte do Estado brasileiro.

“É impossível pensar em combater o crime organizado sem cooperação federativa. O crime é transnacional. Temos que olhar para as faixas de fronteira, os portos, os aeroportos, as rodovias federais, estaduais e vicinais. Sem integração, não há chance de sucesso”, afirmou.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / jackmalipan

China muda de marcha: real estate perde força e o mundo recalcula risco em 2026

19 de dezembro de 2025
FISCAL NO RADAR

“O mercado já sabe que o fiscal não é sustentável”, afirma especialista

18 de dezembro de 2025

Tarcísio destacou a complexidade logística do Brasil e como essa realidade favorece a atuação do crime organizado, que se aproveita de brechas regulatórias e da fragilidade da fiscalização em setores estratégicos da economia.

“O tráfico internacional de drogas movimenta muito dinheiro. Parte expressiva dos homicídios no Brasil está relacionada à disputa por pontos de venda de drogas”, alertou.

Crime organizado infiltrado em setores econômicos

O governador apontou ainda a infiltração do crime organizado em áreas como combustíveis, resíduos sólidos, saúde e tecnologia. Segundo ele, há falhas estruturais que facilitam a lavagem de dinheiro, especialmente no setor de combustíveis.

“Por que é tão fácil lavar dinheiro em determinados setores? Por que ainda é tão simples obter regimes especiais tributários em alguns estados, mesmo quando se está internalizando um tipo de combustível, mas comercializando outro?”, questionou Tarcísio, citando o uso indevido de regimes fiscais e a demora na aplicação da solidariedade tributária.

Ele criticou a não aprovação da chamada “lei do devedor contumaz”, que, segundo ele, seria um instrumento fundamental no combate à lavagem de dinheiro.

Prefeitos como aliados na prevenção ao crime organizado

Outro ponto destacado por Tarcísio foi a importância da atuação dos prefeitos na contenção do avanço do crime organizado. Ele defendeu o fortalecimento dos critérios de contratação de organizações sociais de saúde e melhorias nos processos de gestão de resíduos sólidos.

“Precisamos abraçar os prefeitos e ajudá-los a blindar suas cidades da infiltração criminosa. O crime vem se sofisticando e ocupando espaços antes dominados pelo poder público”, alertou.

Cibercrime como nova fronteira da criminalidade

Tarcísio também demonstrou preocupação com o avanço do cibercrime no Brasil e apontou esse fenômeno como uma nova oportunidade de desmantelar redes criminosas por meio do monitoramento e da inteligência digital.

“O número de crimes cibernéticos é assombroso, mas se conseguirmos monitorar esses grupos, podemos puxar o fio da meada e prender muitas lideranças do crime organizado”, declarou.

O governador concluiu ressaltando que o sucesso no enfrentamento da violência no Brasil passa pela desarticulação financeira das organizações criminosas. “Combater a monetização do crime é essencial para restabelecer a autoridade do Estado e proteger os mais vulneráveis”, finalizou.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Com um arco de 134m e 90 mil assentos, a arena virou o templo do futebol inglês e um palco para lendas da música mundial

De 2 para 15 anos de vida útil: entenda a “mágica” do vácuo e pressão que injeta Cobre e Arsênio na madeira e a transforma em um material mais resistente que a madeira de lei

Com sua icônica forma de “S” e 1.160 apartamentos, a obra de Niemeyer virou um símbolo de São Paulo e uma cidade vertical no coração da metrópole

Profit Tour encerra circuito 2025 com quase mil participantes em seis capitais brasileiras

A jornada inacreditável de como um camarão radioativo pode ter chegado à mesa de milhares de pessoas

Bolha da tecnologia? “Risco não é o colapso, mas a correção”

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.