A CSU Digital tem buscado se consolidar como fornecedora de infraestrutura tecnológica para empresas que desejam operar no setor financeiro. Nos últimos anos, a companhia passou a oferecer soluções em áreas como embedded finance, pagamentos instantâneos, programas de fidelidade, criptoativos e hiperautomação de processos. O modelo de atuação full service permite que empresas terceirizem toda a estrutura necessária para a oferta de serviços financeiros. “A gente entrega desde a infraestrutura até a ativação do usuário final. Essa é a essência da CSU”, diz o CFO e diretor de Relações com Investidores da companhia, Pedro Alvarenga.
A área de fidelização tem ganhado relevância dentro da operação. A empresa desenvolve mecanismos baseados em inteligência artificial para ajudar seus clientes a manterem os serviços no uso ativo dos consumidores.
Segundo Pedro, a CSU Digital começou a investir em tecnologia própria de IA muito antes do movimento de mercado mais amplo, com o objetivo de aumentar a produtividade interna. Após obter resultados internos positivos, a empresa passou a oferecer essas soluções também para clientes.
“Começamos a aplicar inteligência artificial antes de isso virar tendência. Primeiro, usamos internamente para melhorar nossa eficiência e rentabilidade. Depois, passamos a aplicar nos produtos voltados ao mercado, especialmente na fidelização e ativação”, disse.
Entre os resultados citados, estão a taxa de ativação de 62% da base de usuários e o crescimento de quase 30% na quantidade de transações por usuário em um ano.
Resultados operacionais da CSU Digital
No primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou receita líquida de R$ 150 milhões, lucro líquido de R$ 24 milhões e margem EBITDA ajustada de 36,2%. A CSU opera com alavancagem zero e mantém uma prática recorrente de distribuição de juros sobre capital próprio e dividendos, que somam cerca de 50% do lucro anual.
“Temos conseguido manter o crescimento da receita ao longo dos últimos anos, com aumento de rentabilidade e geração de caixa”, afirmou Alvarenga.
Expansão internacional
A empresa iniciou um processo de expansão para os Estados Unidos, onde pretende entrar em produção ainda em 2025. O objetivo é atender instituições financeiras locais, com foco em bancos médios e cooperativas.
“O sistema financeiro brasileiro é altamente desenvolvido e complexo. Essa experiência nos dá condições de replicar modelos em outros mercados”, concluiu.
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