O programa “O Analisto Visita” desta semana entrevista Marcelo Fett, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina. A entrevista, que vai ao ar neste sábado (31), às 16h destaca os avanços da Secretaria, que completou dois anos, e seu papel no desenvolvimento econômico do estado.
Criação e missão da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação
Criada em fevereiro de 2023 pelo governador Jorginho Mello, a SCTI tem como objetivo impulsionar o crescimento sustentável e tecnológico do estado, aproximando os setores industrial e de inovação. Segundo Fett, a pasta buscou diálogo constante com diversos setores para desenvolver programas aderentes às necessidades locais.
Lançado em outubro de 2024, o programa SC Mais Inovação visa fortalecer setores econômicos por meio da inovação, agregando valor a produtos e serviços e promovendo a geração de empregos. A meta é elevar a participação do setor tecnológico no PIB de 7,5% para 10% até 2026.
Secretaria e a rede Catarinense de inovação e investimentos
A SCTI coordena a Rede Catarinense de Centros de Inovação, espalhada por 21 microrregiões do estado. Nos últimos dois anos, foram inaugurados três novos centros: Ellume (Itajaí), CRIO (Criciúma) e Sigma Tech Park (Tubarão). Além disso, investimentos de R$ 17 milhões foram direcionados para infraestrutura, eventos e escritórios de projetos.
A pasta também apostou no setor de games, com o projeto SC Games e o programa Novos Talentos, que formou 48 alunos em 2024 em programação de jogos, em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC).
Marcelo Fett destaca a assinatura do decreto pelo governador Jorginho Mello que regula itens inovadores como financiáveis pelo Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC), reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico pautado na inovação.
Resultados e perspectivas da Secretaria para o setor de inovação em SC
Os dados indicam crescimento: a participação do setor de inovação e tecnologia no PIB estadual passou de 6,5% em 2023 para 7,5% em 2024. A expectativa é que esse avanço continue, gerando mais empregos e valor à economia local.
Sobre a BM&C News
Presente nas TVs a cabo da Vivo (canal 579) e Claro (canal 547), além do YouTube, TV plus, SKY+, Pluto TV e na Smart TV Samsung (canal 2045). A BM&C News é o maior canal de notícias do Brasil voltado ao público investidor, com uma programação 24 horas que combina análises de mercado em tempo real e conteúdos exclusivos. Criado por Paula Moraes e Luiz Messici, o canal segue se consolidando como referência em economia e negócios.