BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Bolsa sem direção e tecnologia no radar: resumo da semana no mercado

A semana foi mais curta para o mercado brasileiro devido ao feriado de Carnaval, mas isso não impediu que os investidores enfrentassem fortes oscilações e decisões que trouxeram novas incertezas. Segundo Marco Prado, apresentador do BM&C Pre-Market, a volatilidade foi intensa, com destaque para a forte queda do setor de tecnologia nos Estados Unidos, ajustes nos juros da Europa e uma movimentação controversa do governo brasileiro na isenção de impostos para importação de produtos essenciais.

Tecnologia e mercados globais reagem

Um dos maiores destaques da semana foi a forte queda do setor de tecnologia, que afetou não apenas o Nasdaq, mas também os mercados da Ásia e da Europa. A decisão do presidente Donald Trump de postergar tarifas para México e Canadá, mas manter 15% dos produtos chineses taxados, aumentou a cautela dos investidores. Como resultado, as bolsas globais tiveram uma semana negativa, com um cenário ainda mais pressionado pelo discurso pessimista de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), que anunciou um corte de 0,25% na taxa de juros do bloco europeu.

Expectativas para o Fed e os dados do Payroll

Se por um lado o mercado sofreu com o desempenho da tecnologia, por outro, os dados do mercado de trabalho dos EUA trouxeram um alívio parcial. Indicadores como o ADP e o payroll vieram abaixo das expectativas, aumentando a projeção de 90% de chance de um corte de 0,25 ponto percentual na reunião de setembro do Federal Reserve, segundo a CME.

Os mais otimistas já especulam cortes de até 0,75 ponto percentual ao longo do ano, mas o presidente do Fed, Jerome Powell, manteve um tom cauteloso, reforçando que a inflação segue monitorada, sem pressa para cortes mais agressivos.

Leia Mais

CUSTO BRASIL É TEMA DO BM&C TALKS

“Sem reduzir o custo Brasil, a inovação não acontece”, afirma Alexis Fonteyne

15 de dezembro de 2025
Mansueto Almeida

Fiscal mantém juros elevados e limita o crescimento em 2026, diz Mansueto

15 de dezembro de 2025

Fluxo estrangeiro fraco e mais incertezas fiscais

O mercado doméstico segue travado. Sem fluxo de capital estrangeiro relevante, a Bolsa brasileira não encontrou razões nem para subir, nem para cair. Segundo Marco Prado, os investidores externos seguem de fora, aguardando os desdobramentos das decisões políticas e fiscais do governo.

A grande polêmica da semana foi a isenção de impostos sobre a importação de produtos como café, açúcar, milho e carne. A medida, interpretada como populista, levanta dúvidas sobre os impactos no médio e longo prazo. “Num primeiro momento, pode até conter a inflação, mas desestimula o produtor nacional a investir, gerando menor arrecadação para o próprio governo”, avaliou Prado.

Além disso, o mercado conheceu os números do PIB do Brasil, que registrou um crescimento de 3,4% em 2024 em relação ao ano anterior. A expansão foi impulsionada pelo setor industrial (3,3%) e pelo setor de serviços (3,7%), enquanto a agropecuária apresentou uma retração de 3,2%. Para Marco Prado, a cautela ainda é necessária “quero ver os de 2025 e 2026, até mesmo porque um dos motivos do crescimento do PIB foi a inflação”.

Mudanças nos ministérios preocupa mercado

A reforma ministerial no governo brasileiro segue no radar dos investidores. O mercado acompanha com apreensão as trocas nos ministérios e as possíveis novas nomeações, temendo impactos na condução da política econômica e fiscal do país. Ainda não há clareza sobre quais cargos serão substituídos, mas a instabilidade política segue como um fator de risco para o Brasil.

Ata do Copom e payroll dos EUA movimentam a agenda econômica nesta terça

Chegou uma mensagem dos Correios no seu celular? Pode não ser o que parece

Com mais de 1 tonelada de músculos e passado de guerra na França, o “gigante gentil” surpreende criadores por não dar coices e oferecer uma montaria tão estável que parece um sofá

A cidade mais promissora de Santa Catarina para abrir empresa com estabilidade

Restaurantes em Miami: lista reúne endereços com propostas variadas

O golpe mais perigoso das redes sociais usa o TikTok como isca

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.