Após o feriado de Carnaval, a Bolsa de Valores brasileira (B3) retoma suas operações nesta quarta-feira (5) a partir das 13h. O mercado financeiro volta suas atenções para os primeiros movimentos do pregão, especialmente diante do cenário econômico global e das expectativas para os próximos meses.
Além da reabertura do mercado acionário, os investidores aguardam a divulgação do Boletim Focus às 14h, relatório semanal do Banco Central que compila projeções de economistas sobre indicadores-chave da economia, como inflação, taxa de juros, PIB e câmbio. O documento é um termômetro das expectativas do mercado para a política monetária e pode influenciar a dinâmica dos negócios ao longo da tarde.
A sessão encurtada desta quarta-feira na bolsa, pode registrar ajustes de preços após o feriado, refletindo eventos e indicadores divulgados durante o período em que a B3 permaneceu fechada. O mercado agora se prepara para retomar o ritmo normal de negociações a partir de quinta-feira (6).
Novo horário na bolsa
A partir de 10 de março, a B3 adotará um novo horário de negociação devido ao início do horário de verão nos Estados Unidos, que antecipará o fechamento dos pregões em uma hora. Com a mudança, o mercado à vista voltará a encerrar suas operações às 17h, enquanto o after market funcionará das 17h30 às 18h. O horário de abertura das negociações permanecerá às 10h. Além disso, o período para cancelamento de ofertas será ajustado: pela manhã, ocorrerá entre 9h30 e 9h45, e no fechamento do mercado, entre 17h25 e 17h30.
As negociações de Brazilian Depositary Receipts (BDRs) patrocinados, que são títulos emitidos no Brasil e lastreados em ações de empresas estrangeiras, continuarão seguindo o mesmo horário do mercado de ações. Com a alteração no horário dos mercados dos Estados Unidos, os ETFs de renda fixa terão negociações entre 10h e 17h15. Já os ETFs de renda variável iniciarão suas operações às 10h05, também encerrando às 17h15.