O mercado financeiro segue atento às expectativas para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), que utiliza Inteligência Artificial para analisar dados e estimar as chances de mudanças na taxa de juros, aponta uma probabilidade de 89,8% de aumento de 100 pontos-base (1%). O dado representa uma alta em relação aos 83,1% registrados na semana anterior.
Expectativas de mercado e impactos na Selic
O Boletim Focus, publicado pelo Banco Central, mostrou que a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025 subiu pela 18ª semana consecutiva, refletindo preocupações com a política fiscal e monetária do Brasil. Segundo Felipe Uchida, head de análises quantitativas e sócio da Equus Capital, “a metodologia do Boletim Focus, baseada na mediana das estimativas, dificulta determinar a probabilidade exata atribuída pelo mercado para cada previsão”.
Para reduzir essa incerteza, o IEPS analisa informações de contratos de opções do Copom e outros dados do mercado. “O IEPS desta semana manteve 393 contratos em aberto e indica uma probabilidade de 89,8% de aumento de 100 pontos-base na Selic”, aponta Uchida.
Decisão do Copom e impacto na economia
A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, influencia diretamente o crédito, a inflação e os investimentos financeiros. Definida pelo Copom, a taxa serve de referência para operações bancárias e impacta o custo do dinheiro na economia.
“Nesta semana, o IEPS aponta 89,8% de chance de aumento de 100 pontos-base na Selic. A expectativa para o IPCA de 2025 registra a 18ª alta consecutiva no Boletim Focus, reforçando as preocupações com a inflação. Nos EUA, ainda há incertezas sobre os impactos da política de tarifas de Trump”, afirmou o presidente do Banco Central.
O comportamento da Selic segue como fator determinante para o cenário econômico do país. Em momentos de alta, o objetivo é conter a inflação, reduzindo consumo e investimentos. Em contrapartida, cortes na taxa visam estimular a atividade econômica.