• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
domingo, setembro 14, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Economia

Nvidia: 47% dos varejistas avaliam uso ou estão em fase de implementar IA

Por Agência DC News
17 de fevereiro de 2025
Em Economia
Nvidia supera US$ 3,6 trilhões em valor de mercado com vitória de Trump

Logotipo da Nvidia Corporation mostrado nas telas. Créditos: depositphotos.com / rokas91

EnviarEnviarCompartilhar

O varejo entrou de cabeça na era da Inteligência Artificial (IA). Nove em cada dez empresas do setor utilizam ativamente aplicações de IA ou estão em fase de implementação da tecnologia em suas operações. É o que aponta pesquisa recente da Nvidia, gigante californiana que lidera o mercado mundial de semicondutores e também é conhecida por suas placas de vídeo e notebook gamers. Do total das instituições consultadas, 42% estão utilizando ativamente IA, 47% avaliam ou se encontram em fase de implementação e apenas 11% não usam. No entanto, o caminho de inovação enfrenta momento de reflexão. “É necessário entender como a IA irá beneficiar os negócios e impactar os consumidores, para equilibrar as expectativas”, afirmou à AGÊNCIA DC NEWS Guilherme Fuhrken, gerente regional de vendas para Varejo e Telecom da Nvidia América Latina.

O principal desafio para os varejistas implementarem IA, aponta a pesquisa, é a falta de pesquisa e conhecimento sobre as ferramentas (33%). Depois disso, empate entre as dificuldades com a contratação de especialistas e falta de verba (31%). Por fim, o entendimento de que a tecnologia não é adequada para os objetivos traçados ou falta de clareza sobre o retorno do investimento (28%). “Acredito que o próximo desafio será como integrar a IA de forma estratégica e eficiente no setor”, disse Fuhrken.

Mesmo com os desafios, as motivações para seguir com a implementação são boas. Quatro a cada cinco respondentes afirmam que a IA pode ajudar a aumentar seu faturamento e, um quarto desse grupo, que ajudou a incrementar suas receitas em mais de 20%. Além disso, 94% também afirmam que a tecnologia ajudou a reduzir custos operacionais anuais – mais de um quarto desse grupo acredita que essa redução foi superior a 20%. É um grande motivo para ampliar a verba da TI e é o que deve acontecer, conforme 97% dos executivos que pretendem ampliar o orçamento destinado à IA no próximo ano fiscal. E 52% planejam aumentar em, pelo menos, 10%.

O varejo digital, ou e-commerce, por sua afinidade natural com a tecnologia, é o segmento do varejo no qual a IA é mais aplicada (57%). Também está sendo implementada no back office, ou nas tarefas administrativas dessas empresas (50%), um pouco menos na cadeia de suprimentos (31%) e nas lojas físicas (31%). Segundo as empresas, os benefícios dessa tecnologia têm sido principalmente na tomada de decisões e geração de insights (43%), no aumento de produtividade e das habilidades dos funcionários (42%) e no aumento da eficiência operacional. 

Notícias Em Alta

Novo salário mínimo de 2025 anima trabalhadores com aumentos de 7,5%! Veja o valor

Novo salário mínimo de 2025 anima trabalhadores com aumentos de 7,5%! Veja o valor

14 de setembro de 2025
Você pode ter R$ 400 em moedas de 5 centavos e não sabe! Veja a raridade

Você pode ter R$ 400 em moedas de 5 centavos e não sabe! Veja a raridade

14 de setembro de 2025

Nos casos de uso, o que causou mais retorno sobre o investimento (ROI) foram os conteúdos de marketing (23%). Em seguida, a análise e segmentação de clientes (19%), recomendações hiper personalizadas (18%), previsão de demanda (17%) e análises preditivas (17%).

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
finanças

O que é poupança automática e como configurá-la facilmente!

14 de setembro de 2025
finanças

Como comprar o essencial para o bebê com um orçamento apertado!

14 de setembro de 2025
Carros

‘Não fale mal do meu carro’! Os 4 modelos que têm os fãs mais apaixonados

14 de setembro de 2025
Concursos Públicos

Concurso Câmara dos Deputados 2025 com salários até R$ 29.4 mil! Veja agora

14 de setembro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS