Em 2024, a Honda lançou a mais recente atualização da Elite 125, prometendo melhorias significativas em relação à sua predecessora. A scooter, conhecida por ser uma das mais acessíveis da marca, sofreu um leve aumento de preço, agora custando R$ 12.966, excluindo frete. Com um design refinado e aprimoramentos funcionais, a Elite 2025 se apresenta como uma opção atraente para aqueles que buscam mobilidade urbana com economia e estilo.
As mudanças começam no ergonomicamente aprimorado guidão, agora posicionado mais alto, oferecendo maior conforto para o condutor. O assento também se tornou mais espaçoso, beneficiando tanto o piloto quanto o passageiro. O espaço para os pés foi ampliado, mantendo o assoalho plano característico da scooter. Adicionalmente, as pedaleiras traseiras agora são dobráveis, proporcionando uma experiência de viagem mais confortável para o passageiro.
O Que Há de Novo na Honda Elite 125?
Um dos principais desafios na adaptação da Honda Elite 125 ao mercado brasileiro foi o espaço sob o assento. Para acomodar um capacete, considerando a obrigatoriedade de seu uso no Brasil, a capacidade desse compartimento foi aumentada para 15,2 litros. Outra melhoria notável é o posicionamento do bocal do tanque de combustível, que agora fica na traseira da moto, facilitando o abastecimento sem a necessidade de levantar o assento.
Quanto ao desempenho do motor, a nova Elite 125 mantêm-se com um motor monocilíndrico arrefecido a ar, embora a cilindrada tenha sido ligeiramente reduzida de 124,9 cm³ para 123,9 cm³, resultando em uma potência de 8,2 cv a 6.250 rpm. O torque permanece quase o mesmo, mas a Honda aprimorou a eficiência através do aumento da taxa de compressão de 9,8:1 para 10:1. A introdução do sistema Idling Stop traz a economia de combustível, desligando o motor em paradas semáforo, reiniciando assim que o acelerador é acionado.

Quais São as Configurações Mecânicas?
A Elite 125 manteve as mesmas características de dirigibilidade de modelos anteriores, incluindo o garfo telescópico dianteiro e o monoamortecedor traseiro com três ajustes de pré-carga. As rodas de liga leve permanecem com 12 polegadas na frente e 10 polegadas atrás, equipadas com pneus Pirelli Angel Scooter. O sistema de frenagem continua combinado com disco na frente e tambor na traseira, garantindo segurança em todas as condições de frenagem.
Além dessas características, a scooter apresenta um desempenho focado no uso urbano, com uma velocidade máxima declarada de 89 km/h e um consumo de combustível bastante eficiente, registrado em 49,9 km/l pelo Instituto Mauá. Essa eficiência é fundamental para usuários urbanos, que enfrentam trânsito e precisam de uma solução econômica para deslocamento diário.
A Honda Elite 125 Vale a Pena?
Com um custo operacional de R$ 0,18 por quilômetro rodado, a Elite 125 é mais econômica de se manter que alguns concorrentes no mercado, como a Honda Pop 110i ES 2025. A análise inclui despesas com combustível, manutenção e revisões ao longo de três anos ou 36.000 km.
Por fim, a Elite 125 é especialmente atraente para um público que busca por sua primeira moto, oferecendo facilidade de uso e conforto superior. Facilidades como o assento amplo e baixo, o espaço para as pernas e os ganchos para sacolas atendem bem as necessidades diárias dos usuários urbanos. Apesar de algumas limitações, a modernização da Elite 125 alinha-se perfeitamente às demandas de mobilidade atual, prometendo um futuro prático e econômico nas cidades.