O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (27), em sua 15ª alta seguida de projeções de inflação. Lá fora, sob efeito-DeepSeek, sobretudo ações ligadas a IA são amassadas. Conforme caem os juros futuros, a bolsa do Brasil respira.
Segundo análise de Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Top Gain e da Dom Investimentos, a Bolsa trabalha subindo hoje e temos uma expectativa de um aumento no volume transacionado para mais de 21 bilhões para o dia. Então, a expectativa é muito boa, indo na contramão do contexto internacional.
O mercado abriu tomando um susto, tanto pelas cotações americanas como pelas cotações europeias, mas principalmente pela forte realização nos principais ativos nos Estados Unidos, com uma queda no S&P 500, no Dow Jones e na Nasdaq, principalmente. A notícia de que uma concorrente chinesa, uma startup chinesa, teria bolado um processo de inteligência artificial para bater de frente com o chat GPT, que poderia vir a um custo muito mais barato, acabou fazendo com que as empresas de tecnologia despencassem no dia de hoje.
Então, tivemos as principais empresas de tecnologia americanas caindo bem como a Nvidia e a Meta em um efeito cascata. E aí a gente tem também um ponto aqui importante. Temos essa notícia de uma concorrente na China que é um dos motivos da preocupação norte-americana. Mas também eu vejo isso como um ponto de correção para os ativos por lá, porque a gente vem acompanhando, principalmente dos últimos oito meses para cá, recordes de alta para as cotações de Dow Jones, S&P, Nasdaq, que andavam extremamente positivas. A eleição do Trump acabou ajudando também ainda mais na euforia norte-americana. As expectativas de que cesse o corte de juros por lá também se soma a isso. Acho que essa movimentação logo no início do dia e essa notícia acabaram, na verdade, dando uma razão, um porquê ou um motivo para os mercados acabarem corrigindo de uma forma muito intensa.
Nessa semana teremos resultado de quatro das maiores empresas de tecnologia. Então a gente tem essa movimentação de forte correção. E aí, nós temos a expectativa, que não foi cumprida por enquanto, da taxação de produtos da China em até 60%. Depois que teve a posse, o Trump conversou com o líder chinês e parece que tem um acordo positivo no meio do caminho, que pode chegar a uma taxação de apenas 10%. E me parece que eles estão totalmente de braços abertos para fazerem bons negócios.
Então, isso acalmou bastante o mercado e principalmente as commodities, como o minério de ferro, que teve dois dias de altas relevantes, o que acabou fazendo com que aqui no Brasil a Vale subisse bem. O Trump está tentando pressionar o OPEP para eles diminuírem a cotação. Mas parece que eles não vão ceder e isso tem feito o petróleo subir bem desde então assim como as petrolíferas da nossa bolsa por aqui.
Hoje a gente tem os principais índices que refletem no IBOV em altas expressivas. Petrobras e Vale subindo bem com a alta do minério e do petróleo lá fora, assim como os bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. A gente tem um contexto aqui em que quase 99% das ações do IBOV estão em alta.
Aqui no Brasil, nossa bolsa trabalha totalmente descolada, mesmo logo no início do dia com um relatório Focus demonstrando aí IPCA mais uma vez para cima, mais uma vez jogando contra. É a 15ª semana consecutiva que a gente tem um apontamento de uma inflação para cima e os DIs nesse momento estão caindo. Nem os DIs entraram nessa euforia negativa do dia de hoje. Realmente o Brasil se descolou bem. Então, acho que esse é o contexto do porquê o Brasil trabalha descolado e apenas, de forma mais intensa, o contexto negativo pega apenas os Estados Unidos.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 124.861,50 (+1,97%)
- S&P 500: 6.012,33 (-1,46%)
- Nasdaq: 19.341,83 (-3,07%)
- Dow Jones: 44.713,58 (+0,65%)
- Dólar: R$ 5,91 (-0,10%)
- Euro: R$ 6,20 (-0,11%)