A customização de motocicletas é uma prática comum entre os amantes das duas rodas. Alterar o escape para aumentar o som do motor é uma modificação popular, mas é importante estar ciente das restrições legais. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), algumas modificações no escape podem resultar em multas. Este artigo aborda as implicações e cuidados necessários ao se fazer uma alteração no sistema de escape das motocicletas.
Um escape cortado, ou seja, alterado para remover silenciadores, é uma prática que muitos motociclistas adotam. No entanto, a legislação brasileira define que esta modificação, sem o devido atendimento aos requisitos legais, pode acarretar penalidades. Compreender as regras estabelecidas pelo CTB é essencial para evitar infrações e garantir a segurança no trânsito.
Quais são as Implicações Legais do escapamento Cortado?
Conforme o artigo 230 do CTB, trafegar com uma motocicleta sem o silenciador adequado ou com a descarga livre é considerado uma infração grave. O Inciso XI define essa conduta como passível de multa, que no valor atualizado para 2024, é de R$ 195,23, além de penalizar o condutor com cinco pontos na CNH. As autoridades de trânsito também têm o poder de reter o veículo até a correção da irregularidade.
Além disso, o Inciso X do mesmo artigo salienta que conduzir uma motocicleta com equipamentos fora dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) também é uma infração grave. Isso significa que qualquer modificação que não esteja conforme as exigências legais pode resultar em punições semelhantes.
Como Realizar Modificações Legais no Escapamento?
Apesar das restrições, o CTB permite algumas modificações desde que certas condições sejam cumpridas. Primeiramente, é necessário realizar uma inspeção de segurança veicular, conforme determina o Inciso VII do mesmo artigo. Outra obrigatoriedade é a inspeção de emissão de poluentes e níveis de ruído, descrita no Inciso XVIII.
Se as inspeções verificarem que todas as normas do CONTRAN e do CTB estão sendo devidamente cumpridas, as modificações no escape podem ser autorizadas, eximindo o proprietário de multas. Entretanto, a falta de conformidade com essas regras pode culminar em penalidades e a necessidade de regularizar o veículo para trafegar.
Qual é o Limite de Ruído Permitido e por que Seguir as Normas?
O limite de ruído para motocicletas é determinado pela Resolução 252/1999 do CONAMA. Conforme estabelecido, o nível máximo de decibéis para motos fabricadas até 1998 é de 99 decibéis. Para motocicletas produzidas após essa data, o limite corresponde a 3 decibéis acima do descrito no manual do fabricante.
Utilizar equipamento como o decibelímetro para a medição correta é fundamental. Respeitar essas normas assegura não apenas o cumprimento legal, mas também promove a segurança no trânsito de maneira geral, protegendo não só o condutor mas também outros usuários das vias.
Como Proceder em Caso de Multa por Escape Irregular?

Os motoristas possuem o direito de defesa em situações de multas, podendo recorrer em até três etapas. Inicialmente, a Defesa Prévia é apresentada, focando em aspectos técnicos como a correta aplicação das medições de ruído. Caso essa defesa inicial seja rejeitada, o recurso pode seguir para primeira instância.
Se ainda assim o recurso for negado, há a possibilidade de uma segunda instância, contanto que o condutor tenha seguido os passos anteriores. Este processo é crucial para garantir que autuações equivocadas não resultem em penalidades indevidas, incluindo a suspensão da CNH.
Seguir adequadamente todas as normas de trânsito contribui para evitar multas e demais consequências legais, além de preservar a segurança de todos que circulam pelas vias.