Com o fim de 2024 se aproximando, os investidores precisam ficar atentos ao calendário de funcionamento da Bolsa de Valores nos dois principais feriados do ano: Natal e Ano Novo. A programação especial para os últimos pregões traz restrições em horários e operações. Confira os detalhes para não ser pego de surpresa.
Funcionamento da Bolsa no Natal 2024
O feriado de Natal cairá em uma quarta-feira, 25 de dezembro, e como já é tradicional, não haverá negociação na B3. No entanto, na terça-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, as operações serão limitadas. Veja o que funcionará:
- Registro de operações de títulos do agronegócio: horário reduzido, encerrando-se às 12h.
- Registro de operações para liquidação em D+1 e D+2 e movimentação de garantias: permitido até às 11h30 por intermédio da Câmara de Câmbio B3. Vale lembrar que não haverá compensação e liquidação de operações nesta data.
- Sistema do Segmento Cetip UTVM: operará até às 13h.
Operações de renda fixa, renda variável, Tesouro Direto e câmbio pronto não estarão disponíveis na véspera de Natal.
Calendário da Bolsa no Ano Novo 2024/2025
O fechamento do ano trará ainda mais atenção. A virada entre 2024 e 2025 acontece entre terça e quarta-feira, impactando o calendário da bolsa. O último pregão de ações do ano será na segunda-feira, 30 de dezembro, conforme o padrão habitual da B3. Já na terça-feira, 31 de dezembro, as operações disponíveis serão:
- Registro de operações de títulos do agronegócio: com horário reduzido, encerrando-se às 12h.
- Sistema do Segmento Cetip UTVM: funcionando até às 13h.
No dia 1º de janeiro de 2025, Dia da Confraternização Universal, não haverá negociação. O mercado volta à normalidade apenas na quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, com o primeiro pregão do ano.
Com o fim do ano, é importante que os investidores e participantes do mercado financeiro programem suas operações com antecedência, levando em conta os horários reduzidos e os feriados prolongados. Ficar de olho no calendário da B3 garante que nenhuma movimentação ou decisão importante seja prejudicada.