A partir de 2025, os investidores brasileiros terão uma nova aliada na hora de declarar o Imposto de Renda sobre operações de bolsa de valores. A Receita Federal e a B3, a bolsa do Brasil, anunciaram o lançamento da calculadora ReVar, uma ferramenta gratuita que vai simplificar o cálculo do IR para pessoas físicas que investem em ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs.
O sistema, disponível na Área do Investidor da B3, funcionará mediante autorização do usuário para compartilhamento de informações entre a bolsa e a Receita Federal. A partir daí, a ferramenta automatiza a apuração de ganhos ou prejuízos líquidos e gera o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com código de barras e QR Code para pagamento via PIX.
Como vai funcionar a calculadora ReVar?
A ferramenta foi projetada para facilitar a vida dos investidores:
- Compartilhamento seguro: O investidor autoriza a integração dos dados diretamente na Área do Investidor B3, seguindo todas as normas da LGPD.
- Cálculo automático: A calculadora reúne informações das operações realizadas, apura o imposto devido e gera o DARF.
- Disponibilidade: Os resultados estarão prontos a partir do 10º dia do mês seguinte ao da autorização.
Inicialmente, a ferramenta contemplará operações realizadas com ações, fundos listados (como FIIs e Fiagros), ETFs e BDRs no mercado à vista. Futuramente, as operações no mercado futuro de índice e dólar também serão incluídas.
Futuro da ferramenta
Na próxima fase do projeto, a calculadora deve automatizar o pré-preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda (DIRPF), agilizando ainda mais o processo.
Passo a passo para usar a ReVar
1. Acesse a Área do Investidor B3 e autorize o compartilhamento de dados.
2. No portal e-CAC da Receita Federal, informe o custo de aquisição dos ativos e eventuais prejuízos acumulados.
3. Acompanhe o resumo mensal das operações na calculadora.
4. Gere o DARF diretamente pelo sistema e realize o pagamento com QR Code ou código de barras.7
Com o ReVar, Receita Federal e B3 avançam na digitalização e simplificação do processo de declaração para investidores, garantindo mais praticidade, segurança e transparência ao mercado financeiro brasileiro.