Com o ano de 2024, o Brasil implementou significativas alterações no Código de Trânsito com o intuito de modernizar as normas vigentes. Essas alterações decorrem da necessidade de alinhamento com os novos cenários urbanos e avanços tecnológicos no transporte. Com as ruas cada vez mais movimentadas, tais adequações são cruciais para garantir a segurança.
Uma mudança importante foi a remoção da exigência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o uso de meios de transporte como bicicletas e patinetes elétricos. Esta ação tem como objetivo incentivar movimentos mais ecológicos e viabilizar um transporte mais acessível para a população urbana.
Veículos que Exigem CNH
Embora facilitadora para alguns veículos, a CNH continua indispensável para a condução de carros, motocicletas e veículos comerciais. Essa obrigatoriedade se mantém devido à complexidade e ao riscos inerentes ao uso desses transportes. Sendo assim, a formação técnica e a certificação formal dos condutores são indispensáveis para garantir a segurança no trânsito.
Primordial é também o entendimento das alterações nas categorias da CNH, garantindo que motoristas operem veículos adequados à sua licença, evitando problemas legais.
Reestruturação das Categorias da CNH

As mudanças nas categorias de CNH foram realizadas visando uma melhor adequação às necessidades dos condutores e variações dos veículos. As categorias agora são:
- Categoria A: Para motocicletas e veículos similares.
- Categoria B: Abrange veículos leves com até oito passageiros sem contar o motorista.
- Categoria C: Direcionada a caminhões com carga acima de 3.500 kg.
- Categoria D: Para ônibus e vans com capacidade superior a oito passageiros mais o motorista.
- Categoria E: Para combinações de veículos que excedam 6.000 kg.
- Categoria ACC: Especialmente para ciclomotores com motor pequeno.
Consulta de Pontos na CNH
Manter o controle sobre a pontuação na CNH é essencial para prevenir penalidades. Os motoristas têm duas alternativas principais para esta consulta:
- Portal do Detran: Utilizando o CPF, é possível acessar informações sobre infrações diretamente no site do Detran de cada estado.
- Aplicativo CNH Digital: Com um smartphone, os motoristas podem acessar o aplicativo, realizar o login e verificar sua pontuação de forma prática.
A Iniciativa de CNH Social
O programa CNH Social busca disponibilizar a obtenção da carteira de motorista sem custos para pessoas de baixa renda. Com a missão de ampliar as oportunidades de emprego, principalmente em setores que requerem carteira, o programa depende do cumprimento de alguns requisitos:
- Verificação no site do Detran quanto à disponibilidade do programa no estado de residência.
- Atender a critérios como escolaridade básica e comprovação de renda mínima.
- Seguir os procedimentos para inscrição conforme exigido pelos estados participantes.
Essas iniciativas procuram melhorar a acessibilidade e segurança nas vias brasileiras, integrando soluções sustentáveis ao sistema de trânsito atual.