Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiram para 224 mil na semana encerrada em 30 de novembro, registrando o maior nível em um mês. O aumento de 9 mil pedidos superou as expectativas do mercado, que projetava 215 mil, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho.
O crescimento ocorre em uma semana marcada pelo feriado de Ação de Graças, período tradicionalmente associado à instabilidade nos dados trabalhistas. Ainda assim, até o aumento recente, os pedidos de auxílio-desemprego apresentavam estabilidade, refletindo um mercado de trabalho relativamente saudável. A média móvel de quatro semanas, métrica usada para suavizar flutuações, também registrou alta, atingindo 218.250 pedidos.
Pedidos contínuos em queda
Por outro lado, os pedidos contínuos — que representam o número de pessoas que continuam recebendo benefícios de desemprego — caíram para 1,87 milhão na semana anterior, indicando que menos trabalhadores permanecem na dependência desses auxílios.
Os dados recentes reforçam o caráter sazonal das oscilações no mercado de trabalho em períodos de feriados, mas ainda sinalizam uma economia que mantém níveis relativamente estáveis de emprego