O Ibovespa Futuro começou esta quarta-feira (4) em alta, seguindo o otimismo do pré-mercado em Nova York. Os investidores estão atentos aos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que podem trazer novos insights sobre os rumos da política monetária americana.
Outro destaque é a aguardada fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, prevista para hoje. Será a última aparição pública do líder do banco central dos EUA antes da próxima reunião de política monetária, um momento decisivo para os mercados globais.
Às 10h25, o Ibovespa opera em alta de 0,05%, aos 126.203,08 pontos.
Turbulência internacional e dados brasileiros impactam mercado
No cenário internacional, eventos como a crise política na Coreia do Sul e na França continuam no radar dos investidores. Enquanto isso, no Brasil, a produção industrial registrou queda de 0,2% em outubro, na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado reforça os desafios enfrentados pela economia nacional, especialmente em um cenário de incertezas tanto internas quanto externas.
Haddad se reúne com Lula e participa de evento com Arthur Lira
No cenário político doméstico, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, começou o dia com uma reunião ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Mais tarde, Haddad participa de um evento promovido pelo portal Jota, que contará também com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
A agenda de Haddad reforça o foco nas articulações políticas, especialmente em um momento em que o governo busca alinhar sua estratégia fiscal e avançar com projetos importantes no Congresso Nacional.