O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (4) que o projeto para isentar o Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais tem caráter neutro e não se trata de uma medida populista. Segundo ele, a reforma foi estruturada para não gerar desequilíbrios fiscais e está alinhada com as lideranças políticas.
Durante sua participação no Fórum JOTA, Haddad reforçou que o governo tem enviado ao Congresso apenas propostas que estão “digeridas pelo próprio governo e compreendidas pelas lideranças”. Ele destacou que o foco é garantir um diálogo mais fluido e menos resistência durante o processo legislativo.
Corte nos gastos militares ainda não está pronto, diz Haddad
Entre as medidas que ainda não foram enviadas ao Congresso está o projeto de cortes nos gastos com os militares. O ministro explicou que a proposta não avançou por ainda não estar “madura” o suficiente para debate.
“Mandamos o que está digerido pelo próprio governo e compreendido pelas lideranças que conversei”, afirmou Haddad, ressaltando a importância de maior alinhamento interno antes de apresentar novas propostas.
Medidas em análise priorizam equilíbrio fiscal
A isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é parte de um pacote de medidas para promover maior equidade no sistema tributário brasileiro. Apesar das críticas de que poderia ser uma ação voltada à popularidade do governo, Haddad enfatizou que a neutralidade fiscal foi um dos pilares na construção do projeto.
O governo segue em negociações para avançar com outras medidas econômicas no Congresso, com foco na aprovação de reformas que garantam maior eficiência no uso dos recursos públicos sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.