• MENU
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
quarta-feira, outubro 8, 2025
Bm&c news
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Opinião

Opinião: “Carrefour: como produzir um desastre de relações-públicas”

Por Aluizio Falcão Filho
25 de novembro de 2024
Em Opinião
CRFB3: "Não continuaria no ativo", avalia analista

Carrefour anuncia Fechamento de 6 Hipermercados em mais um estado

EnviarEnviarCompartilhar

O CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, conseguiu, com uma nota publicada em redes sociais, criar um verdadeiro desastre de relações-públicas, que pode prejudicar em muito a rede de supermercados no Brasil. “Em toda a França, ouvimos a confusão e a raiva dos agricultores em relação ao projeto de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e ao risco de transbordar no mercado francês de uma produção de carne que não respeita suas exigências e padrões”, escreveu Bompard. “É fazendo um bloqueio que podemos tranquilizar os produtores franceses. No Carrefour, estamos prontos para isso”.

Bompard criou um boicote no qual os supostos compradores já não adquirem o produto em questão: entre janeiro e outubro deste ano, as exportações de carne do Brasil para a França corresponderam a 0,002% do total. Ao jogar para a torcida, repetiu a patriotada europeia cometida pelo diretor financeiro do grupo Danone, Jurgen Esser, que afirmou em outubro que não compraria mais soja brasileira, insinuando que a commodity produzida pelos agricultores nacionais não seria sustentável.

Ocorre que a Danone é uma fornecedora de laticínios e ocupa o terceiro lugar de seu setor no mercado brasileiro. Já o Carrefour é o maior grupo varejista estabelecido no Brasil e tem, além da marca que dá nome à organização, redes como Atacadão, Sam’s Club e Bompreço.

Se o Carrefour na França já não trabalha com carne brasileira há tempos, muitos brasileiros fazem compras diariamente nas lojas nacionais da rede. A reação à declaração infeliz de Bompard veio a galope, com várias instituições sugerindo um boicote de verdade às gondolas do grupo francês. Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sociedade Rural Brasileira e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) emitiram notas condenando a posição do Carrefour.

O protecionismo é muito forte na Europa. Por isso, as declarações de Bompard, embora desastrosas, não causam surpresa. Mas o Carrefour deixou de ser uma empresa exclusivamente francesa há muito tempo e está no Brasil desde a década de 1970. Deveria pensar mais como uma multinacional do que uma companhia atuando exclusivamente na França.

A nota de Bompard, além de agradar os fornecedores franceses, tem um outro propósito: minar qualquer movimento que aproxime a União Europeia do Mercosul e causar desconfianças nos compradores internacionais sobre a carne latino-americana.

Notícias Em Alta

Brasil cresce, mas o sistema ainda protege quem não precisa

8 de outubro de 2025
Tarifaço: não era o fim do mundo

Tarifaço: não era o fim do mundo

8 de outubro de 2025

Em nota, o Carrefour afirmou que a medida anunciada “se aplica apenas às lojas na França” e destacou: “Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise”.

É provável que, com o tempo, essa crise seja contornada, mas o assunto será relembrado durante muito tempo. É impressionante como certos executivos sejam irresponsáveis a ponto de, em nome de um lobby local, criar um constrangimento intercontinental, além de causar dificuldades para uma de suas maiores operações no globo.

Os ataques de empresas francesas a produtos brasileiros conflitam em demasia com as recentes fotos tiradas durante a reunião do G-20 no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tirou fotografias mais ou menos protocolares com os presidentes de outras nações (com direito a um climão com Javier Milei). Mas nenhum instantâneo foi tão efusivo e amigável quanto o que reuniu Lula e Emmanuel Macron, o mandatário francês.

A pergunta que não quer calar é: Macron está sendo falso com Lula ou não tem liderança sobre os empresários franceses?

Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide

As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.


O Brasil é um dos campeões em “impulso fiscal”
Tags: publieditorial
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Loterias

Resultado Mega-Sena 07/10 no valor de R$ 20 milhões! Veja os números sorteados

8 de outubro de 2025
Economia

IPCA deve subir com destaque para bônus de Itaipu e energia

8 de outubro de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresários veem confiança em alta, mas alertam para riscos fiscais

8 de outubro de 2025
finanças

O que são fundos multimercado e como eles podem diversificar sua carteira!

8 de outubro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS