O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (5), após pregão instável, com investidores com um olho no cenário doméstico e outro no exterior. Os Estados Unidos vão às urnas hoje para eleger seu presidente, em um cenário de grandes incertezas sobre quem será o escolhido. Enquanto isso, no Brasil, hoje é mais um dia de espera por detalhes sobre o pacote de corte de gastos prometido pelo governo.
Eleições nos EUA e pacote fiscal
O cenário externo está em destaque com a corrida presidencial americana, que deve influenciar diretamente os mercados globais. As políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump, em caso de uma possível vitória, levantam preocupações sobre um novo ciclo inflacionário e a pressão sobre o setor de exportações. Além disso, cresce a especulação de que Trump possa contestar o resultado, caso seja derrotado, trazendo à tona incertezas semelhantes às de 2020.
No Brasil, o governo segue discutindo medidas fiscais importantes para conter gastos públicos. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com seus ministros para avaliar cortes no orçamento, mas o encontro terminou sem declarações oficiais ou detalhes das propostas. O Ministério da Fazenda destacou que as discussões serão retomadas hoje, mantendo o mercado em compasso de espera quanto ao possível pacote fiscal.
Expectativas do Ibovespa sobre política monetária
Outro ponto de atenção nesta semana é a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que começa hoje e deve anunciar, na quarta-feira, um novo ajuste na taxa Selic. O mercado financeiro está em expectativa pela próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece nesta quarta-feira (6). Segundo analistas consultados pelo Banco Central, a reunião deverá elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, alcançando 11,25% ao ano. A decisão está programada para ser anunciada após as 18h30 desta quarta-feira (6), e, se confirmada, representará o retorno ao patamar de março deste ano.
“Esse pacote de corte de gastos, que o governo ainda não anunciou, é o único que ainda pode mudar as expectativas de mercado. Até semana passada, eu acreditava que sim, nós teremos Selic mais alta, por mais tempo, em um cenário extremamente difícil. Mas parece que o governo acordou e agora, parece que o Lula está preocupado com esse tema”, disse Alex André, economista da MSX Invest, durante participação ao vivo no BM&C News.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 130.660,75 (+0,11%)
- S&P 500: 5.782,83 (+1,23%)
- Nasdaq: 18.439,17 (1,43%)
- Dow Jones: 42.221,88 (+1,02%)
- Dólar: R$ 5,74 (-0,60%)
- Euro: R$ 6,28 (-0,17%)