A partir de 1º de novembro de 2024, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem valores superiores a um salário mínimo, equivalente a R$ 1.412, começam a receber os pagamentos correspondentes ao mês de outubro. O calendário de pagamentos considera o número final do cartão de benefício, sem incluir o dígito verificador que aparece após o traço.
Os créditos dos benefícios para este grupo serão realizados até o dia 7 de novembro. Atualmente, o INSS efetua o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios, sendo mais de 6 milhões assistenciais e cerca de 34 milhões previdenciários. Destes, 12 milhões de beneficiários recebem valores acima do piso salarial nacional.
Como Funciona o Calendário de Pagamentos do INSS?
O calendário para os que recebem acima do piso nacional está organizado da seguinte maneira:
- Finais 1 e 6: 1º de novembro
- Finais 2 e 7: 4 de novembro
- Finais 3 e 8: 5 de novembro
- Finais 4 e 9: 6 de novembro
- Finais 5 e 0: 7 de novembro
Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, os pagamentos começaram em 25 de outubro. Segue a sequência de acordo com o final do NIS:
- Final 6: 1º de novembro
- Final 7: 4 de novembro
- Final 8: 5 de novembro
- Final 9: 6 de novembro
- Final 0: 7 de novembro

Como Consultar o Valor dos Benefícios?
A consulta aos valores pode ser feita de forma prática pelo aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS. Após acessar o aplicativo e realizar o login, o usuário deve buscar a opção “Extrato de Pagamento” na tela inicial. Através desta funcionalidade, é possível visualizar o extrato completo e obter todas as informações sobre o valor e data de pagamento do benefício.
Para quem não possui acesso à internet, existe a possibilidade de consulta através da Central de Atendimento 135. O beneficiário deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir a segurança e evitar fraudes no atendimento. A central está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Como saber se meu pagamento do INSS está liberado?
Existem algumas formas de verificar se o seu pagamento do INSS já foi liberado:
1. Extrato de Pagamento:
- Pelo Meu INSS: Acesse o portal do Meu INSS e solicite o extrato de pagamento. O documento será gerado na hora e você poderá consultar a data do último pagamento e outras informações relevantes.
- Agência do INSS: Dirija-se a uma agência do INSS e solicite o extrato de pagamento.
- Central 135: Ligue para a Central de Atendimento do INSS (135) e solicite informações sobre o seu benefício.
2. Internet Banking:
- Se você recebe o benefício em conta da Caixa: Acesse o Internet Banking da Caixa e consulte o extrato da sua conta.
- Se você recebe o benefício em conta de outro banco: Consulte o extrato da sua conta pelo internet banking do seu banco.
3. Aplicativo Meu INSS:
- Baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular e consulte as informações sobre o seu benefício.
4. Caixa Econômica Federal:
- Site da Caixa: Acesse o site da Caixa e verifique a situação do seu benefício.
- Aplicativo Caixa: Baixe o aplicativo da Caixa e consulte as informações sobre o seu benefício.
Que horas cai o pagamento do INSS na conta 2024?
O pagamento do INSS é creditado na conta do beneficiário, em dia útil, geralmente entre 6h e 8h da manhã, mas esse horário pode sofrer pequenas alterações.
Quais os Cuidados na Consulta de Benefícios?
Ao acessar seus dados pessoais e financeiros, os beneficiários precisam estar atentos para garantir que façam isso através de canais oficiais para evitar golpes e fraudes. O aplicativo Meu INSS e a Central 135 são canais seguros fornecidos pelo governo para este propósito. É sempre importante duvidar de e-mails, mensagens ou ligações que solicitem informações pessoais e financeiras de forma inesperada.
Com as plataformas e serviços disponibilizados, os beneficiários possuem formas práticas e seguras de acompanhar seus direitos e garantir a continuidade de seus recebimentos, mantendo-se informados sobre mudanças ou atualizações em seus benefícios previdenciários.