A Petrobras consolida sua posição como a empresa brasileira com maior rendimento em dividendos no ano. Os papéis preferenciais (PETR4) registraram um Dividend Yield (DY) de 12,43%, enquanto as ações ordinárias (PETR3) tiveram um DY de 11,8% entre janeiro e setembro. A informação é baseada em um levantamento da plataforma Comdinheiro.
Veja o ranking das 10 ações com maior DY em 2024
Além da Petrobras, outras companhias se destacaram pela distribuição de dividendos. Confira o ranking:
- Petrobras PN (PETR4) – 12,43%
- Petrobras ON (PETR3) – 11,80%
- Cemig PN (CMIG4) – 10,31%
- CPFL ON (CPFE3) – 7,88%
- Taesa Units (TAEE11) – 7,85%
- Vale ON (VALE3) – 7,81%
- BB Seguridade ON (BBSE3) – 7,44%
- PetroRecôncavo ON (RECV3) – 7,14%
- Banco do Brasil ON (BBAS3) – 6,85%
- Usiminas PNA (USIM5) – 6,57%
Pagamentos de 2024 já superam expectativas
Até setembro de 2024, as empresas brasileiras distribuíram R$ 222,18 bilhões em proventos, incluindo dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e outras formas de remuneração. Esse montante já se iguala ao valor distribuído em todo o ano de 2023, contrariando previsões mais conservadoras feitas no final do ano passado.
Fatores a serem considerados pelos investidores
Para Filipe Ferreira, diretor da Comdinheiro, “o ideal não é considerar apenas o Dividend Yeld, mas considerar fatores como inflação, crises setoriais e políticas de remuneração são fundamentais para uma análise mais abrangente.” Ferreira destacou ainda que “é necessário observar o DY médio dos últimos cinco a dez anos pode oferecer uma visão mais clara da consistência da distribuição de proventos.”.
Entenda o Dividend Yield (DY)
O Dividend Yield é um dos principais indicadores avaliados por investidores, pois mede o retorno gerado pelos proventos pagos em relação ao preço da ação. No caso da Petrobras, a alta distribuição de dividendos reforça a atratividade dos seus papéis, especialmente para investidores focados em renda passiva.