Nesta quinta-feira (17), o Ibovespa iniciou sua sessão em queda de 0,05%, aos 131.715,84 pontos. Ontem o índice brasileiro avançou e recuperou os 131 mil pontos.
O mercado acompanha dados dos EUA, decisão monetária na Europa e os estímulos fracos da China.
No cenário local, a FGV divulgou que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) avançou 1,34% em outubro, acelerando frente à alta de 0,18% registrada em setembro.
Já no âmbito político, o foco fica no presidente Lula, que deu entrevista nesta quinta-feira de manhã a rádio em Salvador.
Nos Estados Unidos, o departamento de trabalho dos Estados Unidos divulgou que os Pedidos de auxílio-desemprego caem a 241 mil, ante previsão de 265 mil. Outro dado importante foi as vendas no varejo, que avançaram 0,4% em setembro. O resultado ficou acima do consenso de mercado, que projetava um crescimento marginal de 0,3%.
Na Europa, foi divulgado pela Eurostat que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro registrou variação de 1,7% em termos anuais no mês de setembro.
Outro fator importante foi a reunião da política monetário do BCE, que anunciou uma nova redução de 25 pontos-base na taxa de depósito, que agora passa para 3,25%.
Por fim, na Ásia, os principais índices do continente fecharam com baixa em sua maioria, depois que o briefing do Ministério da Habitação da China não conseguiu impressionar os investidores.