Nesta quarta-feira (16), o Ibovespa inicia sua sessão em leve queda de 0,04%, aos 130.989,38 pontos. Ontem o índice brasileiro teve leve alta e recuperou os 131 mil pontos.
Em dia de agenda vazia, o mercado fica de olho na questão fiscal. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que o governo federal pretende apresentar medidas ao Congresso Nacional para revisão dos gastos públicos.
Além disso, a produção da Vale (VALE3) anima o mercado. A mineradora divulgou seu maior volume de produção de minério de ferro desde 2018, batendo dados do mesmo período do ano passado.
Nos Estados Unidos, o mercado segue sem indicadores, e assim, o mercado aguarda resultados de Morgan Stanley, Citizens Financial Group e U.S. Bancorp.
Na Europa, o ONS, órgão de estatística do Reino Unido, divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI) nos 12 meses até setembro desacelerou para 1,7%, ante os 2,2% observados até agosto deste ano.
Outro ponto importante é o discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), às 15h40 e a reunião da política monetário do BCE amanhã.
Por fim na Ásia, os investidores voltam sua atenção para coletiva de imprensa que acontecerá na quinta-feira, 10h (no horário local) sobre medidas de estímulo para o setor imobiliário, e assim, os principais índices fecharam em baixa.