O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha registrou uma variação anual de 1,6% em setembro de 2024, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Destatis, o departamento federal de estatísticas do país. Essa é a taxa mais baixa desde fevereiro de 2021, sinalizando um alívio na pressão inflacionária.
Na comparação mensal, a inflação permaneceu estável, com variação de 0,0%, após uma queda de 0,1% em agosto. O núcleo da inflação, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, apresentou alta de 2,5%, destacando que alguns segmentos da economia ainda enfrentam desafios de alta de preços.
O principal fator que contribuiu para o enfraquecimento da inflação foi a queda expressiva nos preços da energia, que recuaram 7,6% em setembro, ampliando a queda de 5,1% observada no mês anterior.
Esse movimento tem ajudado a aliviar o impacto da inflação sobre consumidores e empresas, à medida que o país continua a enfrentar as repercussões da guerra na Ucrânia e as oscilações nos mercados globais de energia.