A Polishop, uma das maiores redes varejistas do Brasil, está passando por uma importante transformação em seu modelo de negócios. Fundada em 1999 pelo empresário João Appolinário, a empresa, que é amplamente conhecida por sua presença tanto digital quanto em lojas físicas, sofreu os impactos da pandemia e dos altos juros na economia brasileira.
Para enfrentar essas adversidades, a companhia adotou um plano de reestruturação que inclui o fechamento de mais da metade de suas lojas físicas e a demissão de parte dos funcionários. No entanto, a grande aposta da Polishop para a recuperação está na expansão do modelo de franquias.
Durante uma entrevista ao programa BM&C Business, Pedro Appolinário, CEO da Japp Franchising, destacou a estratégia da empresa em lançar franquias de rua, um modelo que já havia sido testado anteriormente com resultados promissores. “A franquia funciona melhor quando há um dono à frente do negócio. O empreendedor se torna um sócio da Polishop e recebe total apoio para operar”, afirmou Pedro Apolinário. Segundo ele, a meta é abrir entre 16 e 20 franquias até o final de 2024, dando preferência a empreendedores que realmente se identificam com a marca e seus valores.
Além da expansão por meio de franquias, a Polishop está focada em ampliar a participação de produtos próprios em seu portfólio. De acordo com Appolinário, a meta é que até 2030, cerca de 70% a 80% dos produtos comercializados sejam de marca própria. “Estamos lançando novos produtos todas as semanas, e nosso foco é trazer inovação e qualidade, sempre atentos às necessidades do consumidor”, explicou o CEO.
Esse movimento vem acompanhado de uma maior atenção ao mercado de varejo, que, apesar dos desafios recentes, apresenta boas oportunidades de crescimento, especialmente no setor de franquias. Segundo dados apresentados durante a entrevista, o mercado de franquias no Brasil cresceu cerca de 16% no primeiro semestre de 2024, movimentando mais de R$120 bilhões.
Com uma trajetória de sucesso e forte presença no mercado, a Polishop busca, com essa nova estratégia, consolidar sua posição como uma das maiores varejistas omnichannel do país.