A partir da próxima terça-feira (dia 1º), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai começar a pagar os benefícios de setembro a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios que recebem acima do salário mínimo (R$ 1.412). O calendário de pagamento varia de acordo com o número final do cartão de benefício e vai até a próxima segunda-feira, dia 7. Os primeiros a receber são os beneficiários com cartão de final 1 e 6.
Já aqueles que ganham até um salário mínimo já começaram a receber os benefícios ainda em setembro. Nesse caso, o pagamento é sempre feito a apenas um grupo por dia. Os depósitos se iniciaram no último dia 24 de setembro, para os beneficiários com cartão de final 1, e seguirão até o dia 7 de outubro, para os de cartão com final 0.
Calendário de Pagamento (Acima do Salário Mínimo)
- Final do nº do benefício: 1 e 6 – data de pagamento: 1/10
- Final do nº do benefício: 2 e 7 – data de pagamento: 2/10
- Final do nº do benefício: 3 e 8 – data de pagamento: 3/10
- Final do nº do benefício: 4 e 9 – data de pagamento: 4/10
- Final do nº do benefício: 5 e 0 – data de pagamento: 7/10
Calendário de Pagamento (Até um Salário Mínimo)
- Final de nº do benefício: 1 – data de pagamento: 24/9
- Final de nº do benefício: 2 – data de pagamento: 25/9
- Final de nº do benefício: 3 – data de pagamento: 26/9
- Final de nº do benefício: 4 – data de pagamento: 27/9
- Final de nº do benefício: 5 – data de pagamento: 30/9
- Final de nº do benefício: 6 – data de pagamento: 1/10
- Final de nº do benefício: 7 – data de pagamento: 2/10
- Final de nº do benefício: 8 – data de pagamento: 3/10
- Final de nº do benefício: 9 – data de pagamento: 4/10
- Final de nº do benefício: 0 – data de pagamento: 7/10
Como Checar a Data de Pagamento?
Para checar a data do pagamento, o segurado precisa verificar o número de seu benefício, que segue o padrão de dez dígitos. O número que deve ser considerado é o último que aparece antes do traço. Por exemplo, se o número do benefício for 1610-3, o dígito final a ser considerado é o 0.
Em casos de feriado federal, estadual ou municipal, o pagamento é feito no dia útil seguinte. Os beneficiários têm até o final do mês seguinte do depósito para fazer o saque com cartão. Após esse período, os valores voltam ao INSS.
Adiantamento no Rio Grande do Sul: Verdade ou Mito?
Muitos internautas têm compartilhado nas redes sociais uma postagem informando que foi suspenso o adiantamento do calendário para os moradores do Rio Grande do Sul. Essa informação é falsa.
De acordo com o INSS, os pagamentos vão continuar sendo feitos na primeira data do calendário enquanto durar o estado de calamidade pública. Portanto, quem recebe benefícios no Rio Grande do Sul pode ficar tranquilo e seguir o cronograma normalmente.