O calor será intenso em boa parte do Brasil, incluindo a Região Sul. No entanto, uma frente fria deve mudar o tempo em parte do centro-sul do país, trazendo risco de tempestades e uma massa de ar frio. A frequência de frentes frias aumentou nesta segunda quinzena de setembro, proporcionando eventos de chuva no centro-sul e alívio temporário do calor intenso.
O padrão atual provoca pancadas isoladas na porção central do Brasil e chuvas volumosas no oeste da Região Norte. A partir de terça-feira (01), uma nova frente fria avançará pela Região Sul, trazendo chuvas intensas, tempestades e alívio para o calor no centro-sul do Brasil.
Onde Vai Chover e os Alertas de Tempestades?
Na segunda-feira (30), o tempo firme prevalecerá em praticamente toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O tempo ficará nublado no leste e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com previsão de chuva fraca. No Centro-Oeste, há previsão de chuva isolada no centro-norte do Mato Grosso, podendo ser forte e com tempestades.
A frente fria começará a influenciar o Rio Grande do Sul no fim da tarde, gerando pancadas isoladas de forte intensidade no sul do estado. Na madrugada de terça-feira (01), as instabilidades aumentarão, elevando o potencial de chuvas intensas e tempestades no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul.
Quais são os Alerta de Tempo Severo?
No período da tarde da terça-feira, as chuvas já diminuirão na Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, mas continuarão com forte intensidade no Oeste e região Central. Em Porto Alegre, as chuvas ocorrerão de fraca a moderada intensidade. Já nas Missões e porção sul do Norte do estado, haverá alerta de tempestade e pancadas de forte intensidade. O potencial de tempestades severas e chuvas intensas retornará ao Rio Grande do Sul no fim da noite, mas ficará restrito ao noroeste e norte do estado.
Como a Frente Fria Afetará o Tempo nas Regiões?
Na quarta-feira (02), a frente fria avançará pela Região Sul, trazendo alertas de tempestades e chuvas intensas no oeste e sul de Santa Catarina, com potencial no norte do Rio Grande do Sul. Pela manhã, as chuvas reduzirão e se espalharão por Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, e áreas do norte do Rio Grande do Sul.
No Centro-Oeste e Sudeste, o tempo firme predominará com poucas nuvens no céu. Porém, na quinta-feira (03), a frente fria chegará ao Sudeste, provocando chuvas fracas na porção sul e leste de São Paulo, além de Santa Catarina e Paraná. No período da manhã, as chuvas aumentarão no norte catarinense e se espalharão pelo Paraná, com alertas para o risco de tempestades.
Previsão do tempo com Chuvas para o Fim de Semana
Apesar do potencial de chuvas intensas e tempestades, os acumulados no centro-sul do Brasil não devem passar de 60 mm. No fim de semana, o tempo será nublado com chuvas fracas no leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, as chuvas aparecerão à tarde como pancadas isoladas ou tempestades, especialmente no Mato Grosso.
Calor Intenso e Sensação de Frio
Com a formação da frente fria, os ventos de norte atuarão de forma mais efetiva, transportando o ar quente do centro-norte do Brasil para o centro-sul do país. Na segunda-feira (30), as temperaturas estarão elevadas em praticamente todo centro-sul, com exceção do leste de Santa Catarina e litoral do Paraná. As máximas variarão de 28 a 35°C no Sul, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste, o calor será mais intenso, com temperaturas beirando os 40°C em várias localidades.
A frente fria avançará, mantendo ar quente na região Central, enquanto uma massa de ar frio reduzirá as temperaturas no Sul a partir de terça-feira (01) e no leste de São Paulo e Rio de Janeiro na quinta-feira (03).
Quer saber mais sobre as últimas novidades? Então veja:
- Chegou a primavera! Saiba o que esperar do clima em São Paulo nos próximos meses. Por BMCNEWS
- Previsões climáticas para a Primavera de 2024 no Brasil! Veja o que esperar? Por BMCNEWS