Nesta terça-feira (01), o Ibovespa iniciou sua sessão em alta de 0,37%, aos 132.306,22 pontos. Ontem, o índice brasileiro recuou no último dia do mês e acabou perdendo os 132 mil pontos.
O mercado aguardam informações sobre o mercado de trabalho nos EUA e falas do presidente do BC.
No cenário local, foi divulgado o PMI Industrial pela S&P Global, e o indicador em setembro sobe a 53,2, de 50,4 em agosto.
No âmbito político, as atenções ficam em declarações de Roberto Campos Neto, que palestra em evento em São Paulo, às 12h20, enquanto isso, o presidente Lula cumpre agenda no México.
Nos Estados Unidos, os investidores aguardam informações sobre o mercado de trabalho nos EUA, que será divulgado às 11h, além de aguardar os dados do PCE na sexta.
Na Europa, foi divulgado alguns dados, entre eles o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro registrou uma queda em setembro, caindo de 45,8 para 45,0, de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira pela S&P Global, em parceria com o banco HCOB. Esse é o ponto mais baixo desde dezembro, indicando um cenário de retração na atividade industrial da região.
Além disso, outro importante foi a inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro recuou para 1,8% em setembro de 2024, marcando a menor taxa desde abril de 2021, segundo estimativa divulgada nesta terça-feira (1) pelo Eurostat, o escritório estatístico da União Europeia.
Por fim, na Ásia, após as falas de Jerome Powell dizendo que os cortes recentes e significativos promovidos pelo Fed não devem ser vistos como um indicativo de que os próximos movimentos serão igualmente agressivos, os principais índices fecham sem direção única.