A recente formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) provocou o avanço de uma nova frente fria do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Esta frente fria está causando um aumento significativo da nebulosidade e pancadas de chuva em várias regiões, incluindo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), partes de Minas Gerais (MG), Goiás (GO), e Mato Grosso (MT). No final de semana, espera-se que a frente fria leve chuva para o Espírito Santo (ES), norte de MG e região de Brasília.
Certamente a sexta-feira promete ser de alerta para chuva forte e volumosa no Paraná (PR), especialmente em Curitiba. Além disso, as condições para pancadas de chuva aumentam no Norte do Brasil, com mar agitado no Sul e ressaca entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina.

Como a Frente Fria Afetará a Região Sul?
Nesta sexta-feira, a frente fria se afasta da Região Sul, deixando nuvens de chuva na faixa leste de SC e do PR. No RS, ainda pode chover na Grande Porto Alegre, na região da Lagoa dos Patos, na serra gaúcha e no litoral norte, principalmente na madrugada e pela manhã. Em SC, a chuva avança sobre o corredor leste catarinense, com previsão para pancadas de chuva na Grande Florianópolis e no Planalto Catarinense. No PR, a chuva avança sobre o centro e leste do estado, virando o tempo em Curitiba, com previsão para pancadas de chuva moderadas a fortes e queda acentuada da temperatura.
Quais as Previsões para o Sudeste com a Frente Fria?
Uma frente fria avança sobre o Sudeste, causando chuva e queda de temperatura em SP, RJ e em parte de MG. No Vale do Ribeira e litoral sul paulista, as pancadas de chuva devem começar de manhã. Fortes chuvas e temporais localizados, com possibilidade de granizo, são esperados sobre o centro e sul de SP. No litoral norte de SP e Baixada Santista, o céu fica parcialmente nublado e a chuva avança na tarde, acompanhada da queda das temperaturas. Em São Paulo, o sol aparece pela manhã, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia, com chance de chuva no final.
- No RJ, a chuva deve chegar entre a tarde e a noite, inclusive na capital.
- No Triângulo Mineiro, são esperadas algumas pancadas de chuva à tarde.
- Nas demais regiões de MG e no ES, seguirá o tempo seco com baixa umidade.
Rajadas de vento de até 70 km/h são previstas para todo o centro e leste de SP, RJ e na costa do ES.
O que Esperar para as Regiões Centro-Oeste e Norte?
Entretanto no Centro-Oeste, instabilidades avançam sobre o sul de GO, causando chuva isolada a partir da tarde. Há risco de chuva moderada a forte em partes do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). No entanto, as temperaturas seguem elevadas no centro-norte de GO e no Distrito Federal (DF), com umidade em níveis críticos.
No Norte, as instabilidades ganham força e a chuva persiste em estados como Amazonas (AM), Rondônia (RO), Acre (AC), Roraima e Pará (PA). A chuva se espalha pelo AM e há previsão de pancadas localizadas no norte do Tocantins (TO). Destaca-se o risco de temporais no Acre e sul e oeste do Amazonas.
Qual é a Situação Atual no Nordeste com a chegada da Frente Fria?
No Nordeste, a infiltração marítima segue estimulando a formação de nuvens de chuva sobre a costa leste, com precipitação fraca e passageira de manhã e à tarde, especialmente no litoral de Pernambuco. Nas regiões do interior, como sertão, agreste e costa norte, o tempo seco e as altas temperaturas predominam. Os índices de umidade variam entre níveis de atenção e alerta no interior. Rajadas de vento persistem na costa norte, especialmente no litoral do Rio Grande do Norte (RN) e Ceará (CE).
Conclusão
Em suma o avanço dessa nova frente fria está causando mudanças significativas no clima de várias regiões do Brasil. Chuva e queda de temperatura são esperadas em muitas áreas, enquanto outras continuarão a enfrentar calor e baixa umidade. Porém fique atento às previsões e alertas meteorológicos para se preparar adequadamente.
Veja também: