O Women Invest Summit, maior congresso anual de investimentos voltado para o público feminino no Brasil, reuniu mais de mil investidoras não profissionais do mercado financeiro. Realizado no Hotel Unique nesta quinta-feira, 26, reuniu palestrantes como Gina Bacceli, economista-chefe do Itaú Private Bank; Ana Claudia Leoni, da Planejar; Carolina Dostal, do LinkedIn; Beatriz Bottesi, da Meta; Vivian Lee e Rodrigo Azevedo, da Ibiuna; Mari Emmanouilides, da Galapagos; Vanessa Faleiros, da Rio Bravo; Luiza Trajano, do Grupo Mulheres do Brasil e Magazine Luiza; e Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário da Fazenda.
Com 12 horas de duração, o congresso condensou mais de 50 horas de conteúdo simultâneo. As palestras abordaram temas como o perfil da mulher investidora, o cenário macroeconômico, o mundo moderno dos investimentos e investimentos internacionais, além de workshops que discutiram finanças e questões do universo feminino, como saúde, beleza e moda. Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo pelos canais da plataforma Women Invest. “A democratização do acesso a fundos de investimentos e o acesso à informação proporcionaram uma entrada expressiva de mulheres tanto em Renda Fixa, como em Renda Variável. Isso é sensacional”, explicou Vanessa Faleiros, sócia e COO da Rio Bravo Investimentos.
“Historicamente, as mulheres sempre estiveram afastadas da gestão financeira familiar e do mercado de investimentos, que muitas vezes não as acolhe. É fundamental ampliar esse alcance e trazer as mulheres para dialogar sobre investimentos com os profissionais do mercado, que também estão começando a reconhecer a importância da mulher como investidora e cliente em potencial. A independência financeira e a capacidade de gerir seu próprio patrimônio são essenciais para a qualidade de vida e estabilidade financeira feminina”, destacou Maria Helena Válio, fundadora da Women Invest.
Estudos revelam que o número de mulheres que não investem é significativo. Aproximadamente 63% da população brasileira se enquadra nesse grupo, sendo 53% deste total mulheres. Esses dados são da 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA, e evidenciam a falta de incentivo para que as mulheres entrem no universo financeiro e consigam gerir seu patrimônio. Além disso, 51% das mulheres entrevistadas afirmaram não ter conhecimento sobre como lidar com dinheiro, dificultando ainda mais o início dos investimentos. “O mundo ainda passará por muitas transformações tecnológicas, cujos resultados ainda não conhecemos. Isso também tem a ver com investimentos porque impacta mercados e economias. Investindo no longo prazo garantimos que teremos recursos para apoiar nossas decisões em quaisquer cenários”, ressaltou Gal Barradas, umas das principais palestrantes do evento e Diretora de Marketing da Rio Bravo Investimentos.