Nesta sexta-feira (27), o Ibovespa iniciou sua sessão em queda de 0,06%, aos 132.927,75 pontos. Ontem, o índice brasileiro avançou e recuperou os 133 mil pontos.
O mercado tem seu foco nos dados de emprego no Brasil e dados de inflação nos EUA.
No cenário local, a taxa de desocupação no Brasil ficou em 6,6% no trimestre encerrado em agosto de 2024, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgados pelo IBGE. Este é o menor índice para um trimestre encerrado em agosto desde o início da série histórica, iniciada em 2012.
No cenário político, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará em palestra no 1618 Spring Investment Meeting, promovido pela 1618 Investimentos.
Nos Estados Unidos, o Índice de Preços de Gastos com Consumo Pessoal (PCE) nos Estados Unidos subiu 0,1% em agosto, ficando abaixo do consenso de 0,2% esperado pelo mercado, sinalizando uma pressão inflacionária mais contida do que o previsto.
Na Europa, as bolsas europeias bateram máximas nesta manhã com a Inflação na França e na Espanha caindo mais do que o previsto em setembro, enquanto o desemprego alemão aumentou mais do que o esperado em setembro, além de reagir ao PCE.
Por fim, na Ásia, impulsionado por diversas medidas de estímulo econômico do banco central chinês, os principais índices registraram sua melhor semana em quase 16 anos.