Segundo análise de Felipe Castro, planejador financeiro e sócio da Matriz Capital, o Ibovespa, principal termômetro do mercado acionário brasileiro, operou em baixa. Sem novidades do exterior, o índice registra quedas relevantes que as altas do dia não conseguem compensar.
No plano macroeconômico, o IBGE divulgou a prévia da inflação do mês. Com alta de 0,13%, o indicador foi impulsionado pela alta da energia elétrica residencial. O número ficou abaixo da expectativa do mercado, de 0,29%, e do mês anterior, que foi de 0,19%. Desde o início do ano, o IPCA registra alta de 3,15%. Importante destacar que esse arrefecimento da inflação ainda não reflete a alta da taxa básica de juros, que aconteceu na semana passada, já que a coleta de dados aconteceu entre 15 de agosto de 13 de setembro – e a Selic subiu no dia 18.
No topo da tabela do intradia na bolsa estão Braskem, CSN Mineração e Petz. BRKM5 se valoriza recuperando-se de baixa que formou um gráfico em U desde o dia 18. Além disso, observa-se uma tendência de alta nos últimos 30 dias, com as ações ganhando cerca de 12% de valor de mercado no período. CMIN3, por sua vez, sobe diante do pacote de estímulos anunciado pela China no início da semana, que deve aquecer a demanda para a mineradora.
Adicionalmente, a análise gráfica do preço da ação indica uma defesa da média móvel de 21 dias, ou seja, o mercado reconheceu que a queda observada na semana passada foi excessiva e passou a demandar mais o papel, puxando-o para cima. Já PETZ3 segue enfrentando o humor maníaco-depressivo do mercado, alternando dias de fortes altas com dias de fortes baixas conforme investidores tentam assimilar sua fusão com Cobasi. Em que pese uma queda da ordem de 8% acumulada no último mês, o papel sobe hoje.
Na parte de baixo da tabela do intradia na bolsa, estão Brava Energia (antiga 3R Petroleum), Sendas Distribuidora (Assaí Atacadista) e Atacadão. BRAV3 devolve hoje parte dos ganhos auferidos no pregão anterior em função da alta do petróleo internacional. Em movimento de realização de lucros por parte dos especuladores, o papel cai hoje. Já ASAI3 sofre hoje diante de alto volume de vendas decorrente de rebaixamento de recomendação divulgado pelo Citi (CTGP34) citando deterioração do cenário competitivo para o varejo brasileiro. Com isso, o papel cai hoje. Outra empresa cujas ações caem hoje pelo mesmíssimo motivo é o Atacadão, antigo Carrefour Brasil (CRFB3), que também tomba na sessão.
Diante da prévia do IPCA abaixo do esperado, os juros futuros registram baixa hoje de magnitude decrescente ao longo da curva, refletindo certo otimismo do mercado com o curto prazo, mas manutenção das expectativas para o longo. Já o dólar sobe hoje, em um clássico dia de gangorra com bolsa pra baixo, dólar para cima – praticamente na mesma magnitude.
Confira aqui os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 131,586,45 (-0,43%)
- S&P 500: 5.722,33 (-0,18%)
- Nasdaq: 18.082,21 (+0,04%)
- Dow Jones: 41.914,88 (-0,69%)
- Dólar: R$ 5,47 (0,24%)
- Euro: R$ 5,47 (+0,23%)