Se existe uma coisa que a Netflix pode bater no peito e dizer que é a maioral é no quesito True Crime. O streaming domina o assunto, seja em filmes ou séries documentais ou ficcionalizadas. A parceria com Ryan Murphy, um dos maiores nomes do meio, rendeu, além de outras séries no catálogo, um dos maiores sucessos do streaming nos últimos anos, a série “Monstros: A História de Jeffrey Dahmer“.
Murphy é um mestre nesse tipo de história, tendo criado “American Crime Story“, que contou a história do julgamento de O.J. Simpson, o assassinato de Gianni Versace e o impeachment de Bill Clinton. Agora, a nova temporada de “Monstros” já está disponível na Netflix e conta a história dos irmãos Menendez, responsáveis por um dos crimes mais chocantes dos EUA.

A História dos Irmãos Menendez é Real?
Sim. O caso aconteceu de verdade em 1989, na Califórnia, nos Estados Unidos. Lyle e Erik Menendez eram os filhos de José e Mary Louise Kitty Menendez, uma família de classe alta que vivia em Beverly Hills. José havia fugido de Cuba durante a Revolução e conheceu Mary Louise.
Erik mostrou talento notável para o tênis enquanto frequentava a escola e chegou a participar de campeonatos nacionais na modalidade. Lyle foi para a Universidade de Princeton, mas foi suspenso por plágio. A série “Monstros: Irmãos Menendez” promete trazer cada detalhe dessa história à tona.
O Que é Real e o Que Não é em “Monstros: Irmãos Menendez”?
Ryan Murphy, o criador da série, falou em entrevista à Vanity Fair sobre a veracidade dos fatos da série e se disse fiel ao que realmente aconteceu. “A propósito, tudo o que está aqui é verdade”, disse ele. “Passamos muitos, muitos, muitos anos pesquisando isso.” Outras histórias inacreditáveis, como a do assassinato dos Menendez, parecem inventadas, mas Murphy garante que são verdadeiras.
Dentre os fatos reais estão a paixão de Lyle por asas de frango, o discurso dele no funeral dos pais, sua queda de cabelo e a importância do tênis na vida da família. Todos esses detalhes são verídicos e foram confirmados por Murphy.
Qual foi o Crime dos Irmãos?
José Menendez era executivo em Hollywood e foi morto dentro de sua casa com seis tiros de espingarda. Mary Louise, sua esposa, foi morta com 10 disparos. Lyle e Erik chamaram a polícia, afirmando que haviam chegado do cinema e encontrado os pais mortos.
A polícia começou a investigar o caso e notou que não havia sinais de arrombamento nas portas. O comportamento dos irmãos também chamou atenção, pois não demonstravam luto e começaram a gastar a fortuna dos pais desenfreadamente. Gastaram mais de um milhão de dólares em seis meses.
A polícia concluiu que os dois cometeram o crime após descobrir que Erik havia comprado uma espingarda alguns dias antes, após denuncia da namorada do psicólogo. Em 1993, Erik e Lyle confessaram o crime.
Ganância ou Abuso: Por Que o Caso dos Irmãos Menendez Ficou Tão Famoso?
Assim como outras séries de true crime de Murphy, um dos grandes motivos para a história dos Menendez ser recontada é sua fama na mídia. A história novelesca dos dois irmãos ricos que mataram os pais, encobriram o crime e começaram a gastar a fortuna foi destaque nos noticiários dos EUA.
No entanto o julgamento também teve seu lado midiático. A promotoria argumentou que o crime teve a motivação por ganância. Já a defesa alegou que os irmãos se vingaram dos abusos sexuais cometidos por José e da conivência de Mary Louise.
Onde Estão os Irmãos Hoje em Dia?
Em suma, as principais provas contra os irmãos Menendez foram as confissões feitas durante sessões de terapia, que foram aceitas no tribunal. Após sete anos e três julgamentos, Erik e Lyle Menendez considerados culpados pelo assassinato dos pais e condenados à prisão perpétua. Atualmente, cumprem a pena na Instituição Correcional Richard J. Donovan em San Diego, Califórnia.