Nesta quinta-feira (19), o Ibovespa inicia sua sessão em alta de 0,09%, aos 133.862,76 pontos. Ontem, o índice brasileiro mesmo com Fed não teve forças para avançar.
O mercado vem acompanhando o tom otimista dos mercados externos, uma vez que os investidores enxergam o início do ciclo de afrouxamento monetário nos EUA, enquanto por aqui prevaleceu o tom mais duro do comunicado do BC do Brasil.
No cenário local, o BC optou por iniciar um ciclo de alta da Selic, subindo a taxa básica em 25 bps, para 10,75%, e a agenda política está vazia.
Nos Estados Unidos, além da decisão do Fed, o Departamento de trabalho dos Estados Unidos divulgou que os pedidos de auxílio-desemprego da semana caem a 219 mil. O número ficou abaixo do consenso de 230 mil pedidos.
Somando os dois, os índices futuros em Wall Street avançam nesta manhã.
Na Europa, o Banco da Inglaterra (BoE) manteve sua taxa básica de juros em 5%, após concluir sua reunião de política monetária. Mais uma vez, a decisão do BoE não foi unânime, com 8 diretores votando a favor da manutenção e um optando por um corte de 0,25 ponto percentual.
Com isso e a decisão do Fed de afrouxamento, os principais índices do continente europeu operam em alta nesta manhã.
Por fim, na Ásia, o Banco Central de Hong Kong também reduziu sua taxa básica de juros pela primeira vez em quatro anos após o corte do Fed, e com isso, os principais índices fecharam em alta.