A McLaren está atraindo atenção no paddock da Fórmula 1, após imagens de sua asa traseira no GP do Azerbaijão levantarem dúvidas sobre a legalidade do design. As imagens, que circularam nas redes sociais e em publicações como Diario Sport e Auto Hebdo, mostram que a asa se achata em alta velocidade, revelando dois pequenos espaços nas extremidades. Esse comportamento está sendo apelidado de ‘mini DRS’ por alguns observadores.
O time de Woking tem mostrado grande evolução ao longo da temporada 2024, o que chamou a atenção, principalmente da Red Bull Racing, que inicialmente levantou suspeitas sobre a flexibilidade da asa dianteira da McLaren. No entanto, a FIA analisou o design e declarou que está em conformidade com as regras.
Atualizações Contínuas da McLaren
Andrea Stella, chefe da McLaren, já havia mencionado durante o GP da Holanda que o carro estava recebendo atualizações, incluindo mudanças na asa traseira. “Essa asa nos dará um pouco mais de downforce, sem aumentar o arrasto”, afirmou Stella na ocasião, destacando que essas melhorias ajudariam a equipe a se aproximar ainda mais dos concorrentes diretos.
Como Funciona o ‘Mini DRS’?
Mesmo com essas especulações, não se sabe há quanto tempo esse design específico está sendo utilizado pela McLaren. Quando questionado sobre a possibilidade de novos componentes estrearem no GP de Singapura, Stella preferiu não confirmar, mas indicou que a equipe está trabalhando em novas atualizações. “Temos um plano para tornar o carro mais rápido, mas prefiro não revelar detalhes no momento”, disse o chefe da equipe.
A McLaren Consegue Superar Ferrari e Red Bull?
A McLaren, apesar de sua performance crescente, continua enfrentando desafios para superar as rivais Ferrari e Red Bull em alguns circuitos, segundo Stella. “Ouço dizerem que temos o melhor carro, mas isso não se reflete em muitos circuitos. Em Baku, não tivemos vantagem sobre a Ferrari, muito menos sobre a Red Bull”, completou o chefe da equipe.
Recapitulando os Desafios e Especulações
A introdução do design da asa traseira da McLaren destacada no GP do Azerbaijão gerou rumores de que a equipe poderia estar utilizando uma técnica de ‘mini DRS’. As alegações, embora intrigantes, foram até agora consideradas legais pela FIA após análise. Enquanto a McLaren continua evoluindo e lutando contra gigantes como Ferrari e Red Bull, resta ver se essas inovações os ajudarão a conquistar vitórias críticas ao longo da temporada.
- McLaren demonstrou evolução significativa.
- FIA validou a conformidade do design da asa.
- Atualizações contínuas são esperadas ao longo da temporada.