• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
domingo, agosto 17, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Economia POP

Em busca de preços menores, consumidores mudam hábitos

Por Agência DC News
19 de setembro de 2024
Em Economia POP, Varejo
EnviarEnviarCompartilhar

Uma boa notícia aos varejistas que, paradoxalmente, embute um enorme desafio. O brasileiro está mais otimista com as condições econômicas do país, o que costuma levar a um aumento no consumo. Ao mesmo tempo, quase nove em cada dez (87%) mudaram seus hábitos em busca de preços menores – e 55% serão infiéis na hora da compra se um concorrente tiver descontos ou preços mais atraentes. As conclusões fazem parte da pesquisa ConsumerWise – A 360º View of the Consumer, recém-divulgada pela McKinsey.

No terceiro trimestre de 2024, 38% dos consumidores expressaram confiança com o rumo da economia, alta de 5 pontos porcentuais em relação aos 33% registrados no segundo trimestre. Somados aos 43% que se declaram neutros, temos um respeitável contingente de quatro a cada cinco pessoas – os pessimistas somam 19%. “O mercado de trabalho está impulsionando aumentos salariais em todo o país, o que por sua vez impulsiona os gastos do consumidor”, afirmaram Bruno Furtado e Pedro Fernandes – respectivamente sócio sênior e sócio na McKinsey em São Paulo – na análise brasileira da pesquisa. “Mas a inflação continua a ser a principal preocupação.” A alta de preços é um temor para 50% dos consumidores, 7 pontos acima do registrado no segundo trimestre deste ano.

Não à toa o universo de consumidores atrás de melhores preços e condições cresceu. No terceiro trimestre, 31% deles migraram para produtos mais baratos, aumento de 7 pontos porcentuais em relação ao ano anterior. Além dos 55% que escolhem o local de compra pelo preço, 42% ajustaram o tamanho das embalagens para pagar menos, 32% adiaram as compras e 32% adotaram o modelo compre agora-pague depois. É quase o dobro da taxa em relação a Estados Unidos, México e as cinco maiores economias europeias. “Esse método ganha popularidade no Brasil, impulsionado pela crescente digitalização dos pagamentos”, afirmaram Furtado e Fernandes.

A pesquisa também identificou variações nas intenções de gasto entre as gerações. Jovens até 24 anos, a Geração Z (nascidos entre 1997-2012), estão mais focados no consumo dos segmentos fitness e de móveis. Já quem está com 25 anos a 33 anos (Millennials: 1981-1996) planeja gastar com cruzeiros, reformas de imóveis e brinquedos, enquanto o público 60+ (Baby Boomers: 1946-1964) demonstra maior interesse em produtos de bem-estar. A Geração X (nascidos entre 1965-1980) não foi citada com uma propensão específica. A análise e o estudo da McKinsey estão neste link.

Notícias Em Alta

Especialista explica o endividamento crescente entre os jovens; entenda

Especialista explica o endividamento crescente entre os jovens; entenda

10 de agosto de 2025

Mais de 100 escolas participarão da Maratona de Empreendedorismo Jovem

8 de agosto de 2025
(Por Bruna Galati – Agência DC News)
Imóveis: 73% dos lançamentos em São Paulo tem 2 dormitórios

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Loterias

Sorteio da semana vai pagar fortuna histórica nas Loterias CAIXA

17 de agosto de 2025
Curiosidades

Conheça a origem do éclair! Uma das sobremesas mais chiques de Paris

17 de agosto de 2025
Carros

O contra-ataque da Renault à BYD com ajuda da gigante chinesa Geely! Entenda

17 de agosto de 2025
finanças

Saiba por que ter um cofrinho ainda é uma boa ideia em 2025!

17 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS