A aguardada decisão do Federal Reserve de cortar os juros em 0,5% nos Estados Unidos fez o índice Ibovespa virar o sinal na tarde desta quarta, 18. O principal índice da bolsa brasileira que ficou no negativo durante todo o dia, passou a subir 0,09% logo após o anúncio, aos 135.806 pontos. Minutos depois o índice voltou a ficar negativo e por volta de 15h15 o índice marcou 134.866 pontos.
Alguns ativos que se beneficiaram com o anúncio foram do varejo e do mercado imobiliário. (veja abaixo)
Para o analista CNPI da Ouro Preto, Sidney Lima, o corte favorece consumo e investimentos: “O corte veio como já era esperado pela maioria do mercado, e é possível que como impacto imediato teremos uma maior injeção de liquidez nos mercados globais, impulsionando ativos de risco, como ações e commodities. Esse cenário da economia americana, após um período de elevada taxa de juros, pode entrar em um novo ciclo de expansão, o que favorece o consumo e os investimentos”, afirma.
Outro reflexo foi percebido no câmbio. A cotação do dólar futuro que já caia, ampliou as perdas. Por volta de 15h10 atingiu o valor mínimo de R$ 5,43.