Nesta quarta-feira (18), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,07%, aos 134.862,40 pontos. Ontem, o índice brasileiro recuou e perdeu os 135 mil pontos.
O mercado aguarda as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, uma vez que aqui é esperado uma alta da Selic por aqui, lá a expectativa é pelo corte de juros.
Por aqui, o BC deve elevar a taxa Selic, atualmente em 10,5%, com investidores vendo um aumento de 0,25 ponto. Com isso, a decisão deve dar início a um curto ciclo de aperto monetário.
Nos Estados Unidos, o mercado aguarda um corte de ao menos 0,25 ponto, com as chances de uma redução de 0,5 ponto em 61%, de acordo com dados do consenso LSEG.
Na Europa, o ONS, órgão de estatística do país, divulgou que a inflação ao consumidor (CPI), subiu 2,2% em agosto, na comparação anual. Já a Eurostat, divulgou que a inflação anualizada na zona do euro registrou uma queda significativa em agosto, atingindo 2,2%. Com isso, as bolsas operam de forma mista.
Por fim, na Ásia, à medida que investidores digeriram dados econômicos do Japão antes da decisão de juros nos Estados Unidos, os principais índices fecharam com alta.