Nesta quarta-feira (18), o mercado aguarda o reunião do Copom, que vai decidir mais uma vez o rumo da taxa Selic. Em entrevista exclusiva à BM&C News, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, compartilhou suas expectativas para a reunião do Banco Central (BC) e explicou que a Selic deve subir.
“Hoje a Selic deve subir um pouco. Tem que subir um pouquinho, porque de fato a expectativa da inflação do ano ainda é acima do centro da meta, perto ai do limite superior e o BC tem o compromisso de colocar a inflação no limite da meta”, explicou em entrevista à Isabela Tacaki.
Além disso, ele também declarou que não há como ter certeza de quanto a Selic pode subir. “11,25% é uma boa possibilidade. Evidentemente, a decisão do BC ela depende muito dos modelos técnicos de projeção de inflação que são rodados a cada Copom. Então, é difícil prever exatamente”, finalizou.
Ferramenta do mercado identifica aumento na probabilidade de alta de juros em 0,25%
O Boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central, divulga semanalmente o resultado de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos, utilizando a mediana dessas estimativas. No caso da Selic, essa metodologia baseada na mediana dificulta determinar a probabilidade exata atribuída pelo mercado para subida, manutenção ou queda da Selic, conforme observado por Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.
Paralelamente, a Equus Capital, elabora semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), utilizando Inteligência Artificial para coletar e analisar dados, permitindo estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração na próxima reunião do Copom. Atualmente, o IEPS indica uma probabilidade de 76,3% de aumento de 0,25%, frente aos 77,4% da semana anterior e aos 17,5% do dia anterior à última reunião do Copom, como aponta Uchida.
Esta semana, houve um aumento no número de contratos em aberto no mercado de opções de Copom, passando de 34.957 para 51.952. O IEPS indica uma probabilidade de 76,3% de aumento de 0,25% da taxa Selic. “Nesta semana, a probabilidade de um aumento de 0,25% na taxa Selic se estabilizou em torno de 76%, refletindo o cenário econômico mais desafiador. As projeções de inflação subiram pela 9* semana consecutiva, de 4,3% para 4,35%, e as expectativas para a taxa Selic em 2025 também foram ajustadas para 10,5% ao ano. Esse movimento reforça a perspectiva de uma política monetária mais restritiva à frente”, explica.