O consignado do INSS para aposentados está passando por mudanças importantes. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou novas regras para reduzir o assédio das instituições financeiras sobre os segurados, oferecendo-lhes maior proteção contra práticas abusivas.
No momento, nos primeiros 90 dias após o início do benefício de aposentadoria ou pensão, a contratação de empréstimo consignado é bloqueada. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2025, os segurados poderão solicitar crédito consignado assim que desbloquearem essa função no App Meu INSS, mesmo sendo recém-aposentados.
Quais são as novas diretrizes do consignado do INSS para aposentados?
A partir de janeiro de 2025, o consignado do INSS para aposentados terá novas diretrizes que visam mitigar o assédio bancário. Segundo o INSS, limitar a contratação de empréstimos ao banco onde o benefício é pago ajudará a reduzir a pressão das instituições financeiras, que frequentemente usam ligações e mensagens para oferecer crédito.
Como as restrições afetarão a vida dos aposentados?
A nova regra impõe uma restrição de três meses para a portabilidade dos benefícios, o que pode ser um desafio para quem deseja transferir sua aposentadoria para bancos com condições mais vantajosas. Além disso, a proibição de novos empréstimos durante esse período pode afetar negativamente os beneficiários em emergências financeiras, que precisarão esperar o término dos três meses para buscar crédito.
Reações às novas diretrizes
Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), afirmou em entrevista ao jornal Extra que a medida apenas adiará as ofertas de crédito e que os dados dos aposentados continuarão sendo compartilhados entre os bancos. Para ele, a proposta não elimina completamente o problema do assédio.
Quem pode ter acesso ao empréstimo consignado do INSS para aposentados?
As pessoas que podem ter acesso ao cartão de crédito consignado são as mesmas que podem ter acesso ao empréstimo consignado. São elas:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Servidores públicos federais;
- Servidores públicos estaduais e municipais;
- Militares das Forças Armadas;
- Trabalhadores do setor privado celetistas conveniados a algum consignado privado.
Limites e condições do empréstimo consignado do INSS para aposentados
De acordo com o INSS, os segurados podem fazer até nove contratos de empréstimo pessoal. No caso do cartão de crédito, é permitida apenas uma contratação. As taxas de juros são mais baixas do mercado, e o prazo de quitação pode chegar a 84 meses. As taxas oferecidas pelos bancos variam conforme o perfil do cliente, sendo importante pesquisar para obter o melhor negócio.
Como consultar as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS?
Para consultar as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS, siga os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
- Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Essas mudanças prometem uma maior proteção aos segurados do INSS, ao mesmo tempo que aumentam a transparência e facilitam a consulta às condições de crédito, permitindo que os aposentados e pensionistas possam tomar decisões financeiras mais informadas.