O primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que vai discutir a taxa de juros no Brasil, está entre os principais destaques econômicos desta terça-feira (17). Ao mesmo tempo, o mercado global acompanha os indicadores econômicos da Alemanha e dos Estados Unidos, com especial atenção para as vendas no varejo e a produção industrial americana, que podem influenciar as expectativas sobre a trajetória da política monetária do Federal Reserve (Fed).
Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, divulgado às 6h (horário de Brasília), refletirá o sentimento dos investidores sobre a economia da maior potência europeia. Já no Brasil, às 8h, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) e o IGP-10 de setembro, enquanto a Fipe apresenta o IPC da segunda quadrissemana de setembro.
Nos Estados Unidos, os mercados estarão atentos aos dados de vendas no varejo e produção industrial de agosto, que serão divulgados pelo Departamento de Comércio às 9h30 e pelo Federal Reserve às 10h15, respectivamente. Esses dados são cruciais para a formação das expectativas sobre a próxima reunião do Fed, que pode impactar a trajetória dos mercados globais.
Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne hoje com os chefes dos Poderes às 16h30 para discutir medidas de combate a incêndios, enquanto o vice-presidente Geraldo Alckmin participa, às 8h30, do 9º Congresso da Abimaq. Nos Estados Unidos, Lorie Logan, presidente do Fed de Dallas, faz um discurso às 11h, em um evento aguardado pelos mercados.