Até recentemente, o horror na televisão era um caso mais brando. As redes de televisão sempre impuseram limitações rigorosas sobre o quão longe um programa podia ir em termos de sangue ou violência. Curiosamente, os programas policiais tradicionalmente receberam mais liberdade para explorar esses temas e aumentar o nível de brutalidade. Por isso, a maioria dos programas tendia a ser mais assustadores ou atmosféricos, em vez de verdadeiramente aterrorizantes.
No entanto, com o advento das redes a cabo premium e a adição de plataformas de streaming, houve uma mudança significativa. De repente, havia muito mais liberdade em relação ao que podia ser mostrado na tela. O sexo era permitido, a linguagem explícita era incentivada e as cenas podiam se tornar mais assustadoras e sangrentas do que nunca.

Criador: rawpixel.com
A Maldição da Mansão Bly
Embora A Maldição da Mansão Bly não esteja à altura de seu antecessor, o aterrorizante The Haunting of Hill House (cuja cena do salto no carro é puro combustível de pesadelo), ainda tem muitos momentos assustadores para manter o público acordado à noite. A história se passa em uma mansão peculiar na Inglaterra, onde uma jovem governanta (Victoria Pedretti) chega para cuidar dos dois filhos de uma família rica. Logo, ela começa a ver aparições estranhas e fantasmagóricas ao redor da mansão atmosférica.
Baseada na Obra de Henry James
Se você acha que esta história de filme soa familiar, está certo — é amplamente baseada na novela de terror de Henry James, The Turn of the Screw. O que pode faltar nos sustos que definem uma geração, compensa com um senso geral de mal-estar que permeia toda a série. Se nada mais, é uma delícia ver tantos dos atores de The Haunting of Hill House retornarem para interpretar personagens diferentes.
Penny Dreadful: Um Merge Iconográfico
O mundo vitoriano era fascinado pelo ocultismo como um meio de entender o universo sob uma perspectiva científica, e não religiosa. Fenômenos estranhos eram catalogados e preservados como exemplos de vida após a morte. Penny Dreadful capturou essa atmosfera de forma magistral.
- Estrelado por Eva Green como Vanessa Ives, uma poderosa médium que se encontra no epicentro da atividade paranormal.
- Personagens góticos históricos como Dr. Frankenstein, Drácula e Dorian Gray coexistem nesse universo literário único.
Por que “Evil” é um Sucesso?
Um dos raros programas da rede a entrar na lista, Evil faz pelas possessões o que Arquivo X fez pelos avistamentos alienígenas. Utilizando um formato semelhante ao inovador programa de gênero dos anos 90, a série apresenta um cético e um verdadeiro crente forçados a trabalhar juntos em casos desconcertantes que testam os limites de nossa compreensão.
David Acosta (Mike Colter) é um padre em treinamento que trabalha para avaliar a validade de reivindicações baseadas na fé, como milagres e possessões demoníacas. Dr. Kristen Bouchard (Katja Herbers) é uma psicóloga forense encarregada de distinguir entre incidentes sobrenaturais e casos de doença mental. Juntos, eles se deparam com fenômenos que não podem ser facilmente explicados.
Guillermo del Toro e Seu Gabinete de Curiosidades
Se há um único diretor vivo na Terra mais adequado para fazer uma série de antologia de terror, é Guillermo del Toro. A forma como sua mente cria imagens inquietantes envia um frio incomparável pelas espinhas do público. Portanto, quando foi anunciado que ele dirigiria a série de terror da Netflix O Gabinete de Curiosidades, as expectativas eram altas.
Diretores de Renome no Gênero
- Jennifer Kent (The Babadook).
- Ana Lily Amirpour (Garota Sombria Caminha pela Noite).
- Keith Thomas (The Vigil).
- Vincenzo Natali (Splice).
Lovecraft Country e Seus Monstros
Inspirado pelo autor de todas as coisas inquietantes e cosmicamente grotescas, H.P. Lovecraft, não é surpresa que Lovecraft Country seja repleto de sustos. A série da Max é estrelada por Jonathan Majors como Atticus Black, um jovem que serviu recentemente na Guerra da Coreia.
Ele viaja com sua amiga de infância e potencial interesse amoroso, Leti (Jurnee Smollett), em um esforço para encontrar seu pai misteriosamente desaparecido. Em sua jornada pela América da era Jim Crow, eles encontram muitos horrores — tanto monstruosos quanto distintamente humanos. Lovecraft Country está no Prime Video e Max.