Uma nova tecnologia inovadora chegou ao Espírito Santo, destinada a proporcionar maior autonomia e apoio à aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Os dispositivos, que consistem em 54 Óculos Inteligentes equipados com inteligência artificial, vão transformar a rotina de leitura, identificação de cores, dinheiro e até de pessoas para esses alunos.
Os Óculos Inteligentes serão distribuídos para 35 escolas estaduais, 14 Centros de Referência da Juventude (CRJs) e quatro Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) em Castelo, João Neiva, Vargem Alta e Vila Velha. O Instituto Braille também foi beneficiado e receberá mais dispositivos em breve. Para garantir a correta aplicação da tecnologia, professores especializados foram treinados pela empresa responsável.
Como Funcionam os Óculos Inteligentes?

Desenvolvida em Israel, a tecnologia do OrCam MyEye pode ser usada por pessoas cegas ou com baixa visão em diversas atividades diárias. O dispositivo não necessita de conexão com a internet e oferece várias funcionalidades.
- Leitura de textos em tempo real
- Identificação de cores
- Reconhecimento de cédulas de dinheiro
- Identificação de rostos
O dispositivo é uma câmera compacta que se acopla à armação dos óculos. Utilizando um banco de dados instalado, a câmera reconhece o ambiente ao redor do usuário e lê microinformações, transmitindo-as de modo auditivo em português, espanhol ou inglês, conforme configurado.
Impacto na Vida dos Estudantes Beneficiados
Estudantes da rede pública estadual já estão experimentando os benefícios dessa tecnologia. Evelyn de Araújo, aluna da EEEFM Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Cariacica, expressou sua satisfação: “Gostei muito da experiência e sei que pode me ajudar muito no meu dia a dia. Às vezes, tenho dificuldade com letras que não estão em braile e agora vou poder ler o que eu quiser”.
Outro exemplo é Izumi Peixoto, aluno da EEEFM Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, que tem a Síndrome de Stargardt. A doença degenerativa compromete sua visão central, dificultando a distinção de cores e a leitura. Com apenas 15% da visão, ele conta com ferramentas especiais e ajuda de colegas para estudar. Os novos Óculos Inteligentes irão proporcionar-lhe uma nova forma de independência e auxiliar na leitura de documentos e identificação de rostos.
O Futuro dos Beneficiados
Com os Óculos Inteligentes, Izumi está mais confiante em perseguir seu sonho de ser ator. Ele explica: “Mesmo que um ator trabalhe muito com a fala e interpretação, ele ainda precisa muito da leitura, que é mais técnica. Então, para essa parte visual, vai ser bem útil”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que mais unidades do dispositivo chegarão em breve. “A entrega desses óculos faz parte de nosso compromisso com a inovação e a tecnologia no Estado. Os investimentos totalizam R$ 923,4 mil, incluindo a compra inicial de dispositivos, que custaram R$ 17,1 mil cada. Essa iniciativa proporcionará maior autonomia e independência para nossos estudantes com deficiência visual”, afirmou.
Investimento Governamental e Tecnológico
O secretário da Secti, Bruno Lamas, destacou a importância da tecnologia: “Com essa tecnologia, nossos estudantes com deficiência visual terão mais autonomia e independência, o que transformará suas experiências na escola e no dia a dia. Os óculos inteligentes são mais do que apenas uma ferramenta tecnológica. São um passo importante para garantir que cada aluno tenha acesso ao conhecimento e às oportunidades que merecem”.