O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (17), com investidores avaliando dados de atividade nos Estados Unidos, como os números de vendas do varejo e produção industrial. Por aqui, declarações do ministro da Fazenda sobre meta fiscal não passam em branco. Tudo isso um dia antes da ‘Superquarta’.
Segundo análise de Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, o mercado passou o dia com um fluxo vendedor hoje, por conta da super quarta amanhã. Como será um dia bem volátil, com importantes decisões sobre taxa de juros, tanto nos EUA quanto aqui no Brasil, o mercado está reduzindo risco, para fazer uma leitura mais calma sobre os comunicados do FED e do BCB.
Entre as maiores altas, destaque absoluto para as ações da Azul (AZUL4), que está entrando em acordo com seus arrendadores, ponto que estava sendo motivo de estresse para a empresa, e caminha para uma solução. Com isso as ações da empresa recuperam as quedas que teve semanas atrás por conta desse imbróglio.
Entre as maiores quedas, temos as ações da CSN Mineração (CMIN3), com uma correção técnica da forte alta de ontem, e ações sensíveis a altas de juros, com a expectativa de alta da SELIC amanhã. Essas ações sofrem impacto negativo, como é o caso da Locaweb (LWSA3) e Lojas Renner (LREN3), além da São Martinho (SMTO3) que cai, refletindo ainda os impactos das queimadas.
Os juros operam em alta nessa véspera de Super Quarta, com agentes calibrando suas apostas para a SELIC no final de 2024, que vão desde 11% a 12% de SELIC terminal esse ano.
Já o dólar segue em queda, com o diferencial de juros entre Brasil x EUA prestes a subir novamente, o que acaba favorecendo o carry trade, provocando uma valorização do real frente o dólar.
O cenário pode mudar a depender do tamanho do corte no juros americano amanhã e a decisão da SELIC após o fechamento do mercado. Em um cenário em que o FED corte -0,25% e não -0,50%, e de repente uma “zebra” na decisão da SELIC, com o COPOM optando por manutenção, esse dólar deve voltar a subir rápido.
Confira aqui dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 134.960,19 (-0,12%)
- S&P 500: 5.634,70 (+0,03%)
- Nasdaq: 17.628,06 (+0,20%)
- Dow Jones: 41.606,18 (-0,04%)
- Dólar: R$ 5,48 (-0,41%)
- Euro: R$ 6,10 (-0,51%)