Nesta terça-feira (17), o Ibovespa iniciou sua sessão em queda de 0,41%, aos 134.569,66 pontos. Ontem, o índice brasileiro avançou e passou dos 135 mil pontos.
O mercado avalia os dados dos EUA e aguarda as decisões de política monetária dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil.
No cenário local, a FGV divulgou que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou alta de 0,18% em setembro, desacelerando em relação à variação de 0,72% observada em agosto.
No âmbito político, o presidente Lula finaliza uma série de medidas para lidar com os incêndios florestais em todo o país.
Nos Estados Unidos, o Departamento do Comércio divulgou que as vendas no varejo de agosto sobem 0,1%, de 1% em julho. O indicador veio levemente acima do consenso, que era de -0,2%, na margem.
Além disso, será divulgado também os dados de produção industrial. Com isso, os índices futuros em Wall Street operam em alta nesta manhã.
Na Europa, o Destatis divulgou que o índice Zew de expectativas econômicas teve uma forte queda, saindo de 19,2 pontos em agosto para 3,6 pontos em setembro. O resultado foi muito pior do que esperavam os analistas, uma vez que a queda do indicador foi de 16,6 pontos neste mês.
Isso somado com a expectativa do Fed de amanhã, os principais índices europeus operam em alta nesta manhã, batendo a máxima em duas semanas.
Por fim, na Ásia, com Nikkei caindo mais de 1% com fortalecimento do iene e a expectativa com o Fed, os principais índices do continente fecharam sua sessão sem direção única.