Nas eleições americanas, dois elementos essenciais determinam quem será o próximo presidente: os delegados e o Colégio Eleitoral. Ambos desempenham papéis cruciais no processo de escolha do líder do país. Neste artigo, explicaremos como esse sistema funciona.
Nos Estados Unidos, o presidente é escolhido por meio de um processo chamado eleição indireta, ou seja, em vez de receber o voto diretamente do cidadão, o representante máximo do Poder Executivo obtém seus votos pelo Colégio Eleitoral, que são formado pelos delegados.
Delegados
A seleção dos delegados acontece durante as eleições primárias realizadas em cada estado. Nessa etapa, os cidadãos registrados para votar, escolhem o seu candidato preferido dentro do partido – os partidos mais tradicionais nos EUA são o Republicano e o Democrata.
Símbolo de ambos os partidos: Elefante representa os republicanos e o asno que representa o partido democrata
Fonte: CNN
A distribuição dos delegados entre os pré-candidatos é regida por um conjunto de regras que pode variar de estado para estado. Essas normas são estabelecidas pelos próprios partidos, tanto em nível nacional quanto estadual. Por exemplo, alguns estados usam um sistema chamado de “winner-take-all” (o vencedor leva tudo), em que cada candidato que recebe a maioria dos votos populares ganha todos os delegados daquele estado. Entretanto, outros estados adotam um sistema proporcional, onde os delegados são distribuídos entre os candidatos do partido de acordo com a porcentagem de votos que cada um deles recebeu.
Vale destacar que os delegados geralmente são indivíduos engajados politicamente, membros ativos dos partidos, líderes comunitários ou apoiadores iniciais de um dos candidatos. Eles são escolhidos para representar o seu estado, tendo a responsabilidade de votar em nome dos eleitores locais durante as Convenções Nacionais dos partidos.
Existem dois tipos de delegados:
- Delegados comprometidos ou pledged delegates: Apoiam o candidato com base nos resultados das primárias ou cáucuses.
- Delegados não comprometidos ou unpledged delegates ou superdelegados : Podem apoiar qualquer candidato presidencial sem a obrigatoriedade de seguir os resultados das primárias ou cáucus
Como podemos ver, os delegados possuem um papel fundamental no processo eleitoral americano, já que eles são os representantes dos pré-candidatos mais votado nos estado durante as Convenções Nacionais dos partidos.
Convenções Nacionais
Ao longo da maior parte dos séculos XIX e XX, as Convenções Nacionais tiveram um papel fundamental na determinação do candidato presidencial de cada partido, sendo frequentemente, palco de debates entre os delegados para a nomeação de um único candidato. No entanto, desde o surgimento das primárias e dos caucus na década de 1970, a importância das Convenções Nacionais diminuiu significativamente.[i]
Atualmente, as Convenções Nacionais dos partidos marcam a segunda fase do processo eleitoral norte-americano, servindo para oficializar o resultado final das prévias e nomear formalmente os candidatos à presidência e à vice-presidência de cada partido. Além disso, os candidatos também detalha os seus objetivos e apresentam as principais propostas e mensagens que nortearão as suas campanha.
Convenção Nacional
Fonte: CNN
Por fim, as Convenções costumam encerrar com um discurso do candidato aceitando oficialmente a sua nomeação pelo partido. Desse ponto em diante, o processo eleitoral muda de fase, pois é a partir desse momento que as campanhas presidenciais começam de fato, com os candidatos cumprindo agendas por todo o país até o dia da eleição.
Nas eleições presidenciais americanas, diferentemente do que acontece no Brasil o presidente não é escolhido pelo voto popular e sim pelo Colégio Eleitoral. No próximo texto falaremos mais detalhadamente sobre esse processo de indicação. Até a próxima!
Para saber mais sobre:
E para você que se interessa pelo tema, vale conferir os diversos conteúdos que estamos preparando nessa seção e que vão te ajudar a entender mais sobre o processo eleitoral americano e principalmente seus possíveis impactos em termos de economia.