Nas últimas semanas a Azul (AZUL4) tem ficado no radar dos investidores. Isso porque, desde agosto as ações da companhia vinham sofrendo após rumores de uma possível recuperação judicial. Dessa forma, os ativos da empresa chegaram a derreter cerca de 70% no ano.
Entretanto, após queda brusca, os ativos chegaram a subir mais de 20% na última sexta-feira (13), após notícias de que a companhia aérea estaria perto de um novo acordo com arrendadores de aviões, com a Azul oferecendo ações para pagar cerca de US$ 600 milhões em dívidas.
Nesta segunda (16), as ações da empresa abriram o primeiro pregão da semana em leilão por oscilação máxima permitida, após a companhia confirmar que está em negociações com arrendadores de aeronaves para otimizar a estrutura de equity acordada no plano de otimização de capital firmado no ano passado. Entre os termos, está sendo discutida uma substituição da dívida de US$ 580 milhões por participação societária na companhia aérea.
Em entrevista exclusiva à BM&C News, o CEO da Azul, John Rodgerson afirmou que está animado com o futuro da companhia. “Nós temos mais ou menos 15 mil tripulantes dentro Azul lutando todo dia para dar o melhor serviço para nossos clientes e eu jamais apostaria contra essas 15 mil pessoas. Sim, estamos negociando e crescendo. Fizemos um compromisso para pagá-los [os arrendadores] em ações ou em dinheiro ao longo dos próximos 3 anos. Antecipamos essas conversas e vamos receber 10 aeronaves nos próximos meses “, declarou.
Além disso, Rodgerson também destacou que a companhia segue com um ótimo relacionamento com seus parceiros e está trabalhando para fechar o melhor acordo possível.
Encontro entre Azul e o ministro Fernando Haddad
Em entrevista, Rodgerson também deu detalhes de sua reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a reunião foi positiva para a companhia. “Ele com certeza é um apoiador do setor. Temos que lembrar que até o momento o Brasil não tem nenhum recurso para o setor. O Governo tem intenção de fazer uma linha de crédito que usaria recursos do Fenac como um empréstimo, que seria pago de volta. Isso já foi criado e já passou pelo Senado”, explicou
“Haddad prometeu regulamentar isso o mais rápido possível. Falamos com Mercadante também e provavelmente isso fique pronto no quarto trimestre. Estamos animados”, finalizou.
Em suma, o CEO da Azul também declarou que após a reunião com Haddad foi possível perceber que o Governo Federal entende a importância do setor como um todo, bem como da companhia em si. “A Azul voa em 100 cidades desse país que ninguém mais voa. A Azul compra aeronave local, o que seria da Embraer sem a Azul? Então ter a Azul forte é importante para o Brasil”, disse John Rodgerson.