As provas do concurso para tornar-se diplomata estão previstas para este domingo (15/9). Muitos candidatos em todo o país buscam dicas de como se preparar melhor para essa avaliação. Histórias de servidores do Itamaraty, como a de Raíssa Guimarães Carvalho, servem de inspiração para quem sonha com uma vaga no Ministério das Relações Exteriores.
Os candidatos que passam por esse concurso geralmente estudam por anos. Esse é o caso de Raíssa Guimarães Carvalho, diplomata de 31 anos. Em entrevista, ela contou ter dedicado quatro anos e meio de estudo intenso até ser convocada e assumir o cargo desejado.

Por que escolher a diplomacia?
Raíssa decidiu fazer o concurso para diplomata quando estava cursando o mestrado em direito internacional. “À época, tinha 25 anos. A aprovação veio aos 29, em 2022”, relatou Raíssa. Ela conciliou estudos e trabalho durante a preparação. “Assinei alguns cursinhos, constantemente fazia revisões e contratava correções de exercícios. Trabalhar e estudar me fez ter mais foco”, garantiu Raíssa.
Dicas para se preparar melhor
A diplomata Raíssa Guimarães Carvalho afirma que estudar, assinar cursinhos e fazer exercícios formam a base da preparação para o certame, mas é possível adotar outras estratégias para intensificar o estudo.
- Estudo ativo: Não se limite à leitura e acompanhamento das aulas dos cursinhos. “Vale fazer muitas questões e reescrever os materiais”, sugere Raíssa.
- Grupos de estudo: Participar de grupos de estudo pode servir de apoio e também ser uma fonte de amizades duradouras.
Como lidar com a ansiedade antes da prova?
A poucos dias da realização das provas do Itamaraty, é natural que os candidatos estejam ansiosos. Segundo Raíssa, controlar as emoções é essencial para realizar uma boa prova. “Reservar um tempo para o lazer é de suma importância”, destacou.
O concurso de diplomata em 2024
O concurso para diplomata deste ano oferece 50 vagas na classe inicial de terceiro secretário, com uma remuneração inicial de R$ 20.926,98 no Brasil. A banca organizadora do certame é o Cebraspe, e o concurso será realizado em duas fases. A segunda fase ocorrerá entre 12 e 20 de outubro.
Para quem deseja seguir a carreira diplomática, o processo é longo e exige dedicação. No entanto, histórias como a de Raíssa Guimarães Carvalho mostram que o esforço pode valer muito a pena. Estudo ativo, participação em grupos de estudo e controle emocional são dicas valiosas para quem busca êxito nessa jornada.