Nos próximos dias 12 e 13 de setembro, o Pavilhão da Bienal em São Paulo será o epicentro do NFT Brasil 2024, o maior evento de Web3 da América Latina. Com expectativa de atrair cerca de 30 mil participantes, o evento promete uma imersão intensa no universo das tecnologias digitais emergentes, reunindo líderes, artistas e inovadores para explorar os limites da economia digital.
A programação diversificada incluirá palestras, exposições de arte digital, hackathons e espaços dedicados à discussão de temas como inteligência artificial, metaverso, jogos digitais e demais temas relacionados à web3.
Um dos momentos mais aguardados será o painel sobre Drex, a nova moeda digital do Banco Central brasileiro, marcado para o dia 13 de setembro, das 14h40 às 15h25. Sob o tema: “Evolução da moeda digital brasileira e plataforma Drex – Oportunidades e desafios da economia tokenizada“, o painel reunirá especialistas renomados para debater o impacto e as perspectivas da integração de ativos digitais no sistema financeiro nacional.
Participarão do debate Fábio Araújo, coordenador do Drex no Banco Central; André Portilho, head de digital assets do BTG Pactual; e George Marcel Smetana, especialista de inovação do banco Bradesco. Eles vão analisar como a moeda digital brasileira, representada pela plataforma Drex, está moldando o futuro da economia digital no Brasil.
O foco será nas oportunidades que a implementação do Drex oferece para inovação financeira e integração tecnológica, assim como nos desafios que surgem com a tokenização da economia, incluindo questões de segurança, regulamentação e adoção pelo mercado. O painel abordará como a evolução dessa moeda digital pode transformar o sistema financeiro, promover inclusão econômica e impactar diversos setores da economia, destacando tanto as potencialidades quanto as dificuldades a serem superadas.
“É de extrema importância termos figuras tão influentes como Fábio Araújo, André Portilho e George Smetana no NFT Brasil 2024. Esses especialistas trarão uma profundidade única à discussão sobre a evolução da moeda digital brasileira e os desafios da economia tokenizada. A inclusão desse tema de alta relevância em nosso evento reafirma nosso compromisso em liderar as conversas mais impactantes e inovadoras no cenário das tecnologias emergentes”, reforça Marco Affonseca, fundador do NFT Brasil.
Outros Painéis
No dia 12 de setembro, das 13h20 às 14h05, ainda durante o NFT Brasil, especialistas como Tiago Merli, Diretor de Operações na Parfin; George Marcel Smetana, especialista de inovação do banco Bradesco; e Marcelo Queiroz, Head de New Ventures – Embedded Finance na ClearSale, onde lidera iniciativas em soluções de Pagamentos Instantâneos (Pix), Open Finance, DREX (Real Digital), BNPL e Identidade Digital.
Mediados pela jornalista Aline Fernandes, os participantes da mesa “Drex na prática: O que esperar do real digital? O que participantes do Piloto Drex estão fazendo nesta fase?” vão discutir os avanços e desafios do real digital no Brasil e vão explorar os novos casos de uso emergentes da plataforma Drex, compartilhando insights valiosos sobre como essa iniciativa está moldando o panorama da economia digital no país.
Eles abordarão desde as experiências e aprendizados dos participantes do piloto do Drex até as expectativas futuras para sua adoção em larga escala, destacando como a moeda digital pode influenciar a inclusão financeira e abrir novas possibilidades para transações seguras e eficientes no ambiente digital brasileiro.
No dia 13 de setembro, das 10h30 às 11h15, a mesa “Agenda verde da CVM, sustentabilidade, inclusão e inovação financeira e Drex” traz Dayana Uhdre, Procuradora na Procuradoria Geral do Estado do Paraná e especialista em Regulação e Tributação Indireta de Negócios Digitais, Plataformas Digitais, Blockchain e Ativos Digitais, Tokenização, e Finanças Sustentáveis e Tecnologia; Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI/CVM); e Camila Rioja, Presidente do Instituto Plexos e vasta experiência em tecnologias emergentes – foi líder na Fundação Celo para a América Latina e co-fundadora do São Paulo Legal Hackers.
Possui também experiência jurídica, incluindo casos como a Lava Jato. Neste painel, as especialistas discutirão a iniciativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em direção à sustentabilidade e inclusão no mercado financeiro brasileiro, examinando como a plataforma Drex pode apoiar esses objetivos. O debate vai inlcuir insights sobre como a tokenização pode promover práticas financeiras mais sustentáveis e inclusivas, além de explorar as interseções entre inovação financeira e responsabilidade socioambiental.
Para participar do painel e de outras atividades da Área Onchain, que contará com uma programação exclusiva e detalhada, composta por palestras, painéis e workshops que mergulham nos aspectos mais avançados da Web3 e da tecnologia blockchain, é necessário adquirir o ingresso.